MORDIDA

Branca de Neve: veja adaptações do conto na TV e no cinema

O IMPARCIAL reúne outras versões do conto de fadas mais famoso do mundo, à frente do vindouro – e polêmico – live-action da Disney

Reprodução

O alvoroço em torno do live-action de Branca de Neve – da obra-pima dos estúdios Disney – ganhou mais um capítulo na última sexta (9), com o lançamento do primeiro teaser do filme:

Mulher-Maravilha do cinema e alvo de críticas por posicionamentos pós-tensão Palestina-Gaza, Gal Gadot é a Rainha Má da vez. 

Rachel Zegler (Amor, Sublime Amor) vive a princesa título no longa. A polêmica começou já com a escalação de Zegler, uma atriz Latina.

Em seguida, Peter Dinklage (Game of Thrones) fez críticas ao retrato dos anões no filme, rebatidas pelos próprios colegas na indústria, como Dylan Postl e  Jason “Wee Man” Acuña – também portadores da acondroplasia. (Mais após a imagem)

HEY HO! Reclamações de Peter Diklage resultaram em anões como figuras de fantasia feitas por computação gráfica. Colegas da indústria rebateram queixas do ator sobre a representação dos anões. Créditos – Disney/Reprodução

A mais nova polêmica on-line da Disney tem estreia marcada para 2025 – sendo só mais uma versão do cinema para o conto de fadas alemão, publicado pelos irmãos Grimm em 1812. 

Além da reinvenção da Disney, a tragédia da Rainha Má invejosa inspirou outros filmes, com olhares curiosos e bem distintos sobre o conto original. Do horror ao filme mudo contemporâneo, veja as outras adaptações:

  • Branca de Neve: Um Conto de Fadas de Terror (1997)
    • Snow White: A Tale of Terror

Antes de mais nada: todo conto de fadas é uma história de terror em sua origem. As adaptações da Disney só amenizaram o teor mais macabro dos causos, propondo os finais felizes e disseminando tais histórias como tal. 

Este filme resgata os tons obscuros de “Branca de Neve” com Sigourney Weaver vivendo Claudia, a madrasta. 

Ela chega ao castelo de Lily (Monica Keena) – a princesa – com as melhores intenções para a enteada. Porém, a difícil convivência faz Claudia se deixar levar por sentimentos sombrios e um desejo diabólico de se ver livre de Lily. (Mais após o trailer)

  • Branca de Neve (2001)
    • Snow White: The Fairest of them All

Apesar do visual modesto e “fofinho”, essa adaptação – com selo da Disney – tem um pezinho no macabro: John (Tom Irwin) é o pai de Branca de Neve, que faz um pacto com um ser demoníaco e alcança a nobreza. Ele acaba se casando com Elspeth (Miranda Richardson), a Rainha Má da vez – uma nobre invejosa e com seus próprios débitos com o demônio.

Branca de Neve é vivida por Kristin Kreuk, de Smallville, em sua estreia como atriz.

Exibido com relativa frequência nas tardes do SBT, nos anos 2000.

  • Ela e os Caras (2007)
    • Sydney White

A ex-atriz Amanda Bynes estrela essa comédia que moderniza (e satiriza) o conto. Sydney White é uma universitária banida de sua sororidade, que se refugia com sete desajustados do campus. Ela se alia aos rapazes para derrubar a “rainha” da vez.

Disponível no streaming Max.

  • Once Upon a Time (2011 – 2017)

Com drama e fantasia, a série brinca com diversas adaptações de contos já produzidos pela Disney. 

Uma das principais é justamente Branca de Neve (Ginnifer Goodwin) – aqui uma guerreira da floresta e fugitiva da rancorosa Rainha Má (Lana Parrilla), que lança uma maldição sobre as personagens dos contos de fada.

Cráditos – ABC/Reprodução

O feitiço separa Branca e o Príncipe da filha Emma (Jennifer Morrison) – uma adulta na contemporaneidade que se descobre ser a única capaz de salvar a todos.

A série está disponível no streaming Disney+.

  • Branca de Neve (2012)
    • Blancanieves

Esta produção franco-espanhola leva o conto de fadas à Andaluzia, na década de 1920. Carmen (Macarena García) viveu toda a infância com sua terrível madrasta, Encarna (Maribel Verdú).

Cansada de ser reprimida, a jovem resolve fugir de casa para viver diversas aventuras como toureira. O filme foi descrito como uma “carta de amor” ao cinema mudo Europeu.

  • Espelho, Espelho Meu (2012)
    • Mirror, Mirror

Julia Roberts foi a Rainha Má neste, outro filme lançado em 2012 baseado em “Branca de Neve”. A Rainha rouba o controle do reino e a princesa exilada (Lily Collins) recebe ajuda de sete rebeldes engenhosos para reconquistar seu direito de primogenitura.

  • Branca de Neve e o Caçador (2012)
    • Snow White and the Huntsman

O assassino por encomenda da história original ganha foco e vira um herói, vivido por Chris Hemsworth – enquanto Kristen Stewart é Branca de Neve, princesa a quem ele deve matar. Porém, a jovem acaba se tornando sua protegida e mentora para destruir Ravenna, a vampírica Rainha Má – vivida pela musa Charlize Theron.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias