prejuízos

500 hidrômetros já foram furtados em 217 dias, em São Luís

A autoria dos crimes, é atribuída, na maioria de casos, a dependentes químicos que subtraem os aparelhos, para retirar o bronze ouro, um metal de grande valor.

Reprodução

Está se tirando comum uma prática delituosa que está causando grandes transtornos à população e prejuízos à empresa fornecedora de água potável. Trata-se dos furtos de hidrômetros que geralmente fica na parte externa dos imóveis, geralmente no passeio público.

A autoria desta ilicitude, é atribuída, na maioria de casos, a dependentes químicos que subtraem os aparelhos, para retirar o bronze ouro, um metal de grande valor que é vendido a qualquer preço a sucateiros que o revendem por um valor alto.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, visando reduzir ou eliminar esta prática delituosa, já está substituindo os hidrômetros tradicionais fabricados em metal por outros fabricados em material plástico, mas o resultado não está sendo o esperado, visto que os delinquentes não sabem diferenciar um do outro e os rouba de qualquer jeito e, depois, diante da frustação, os jogam fora deixado os transtornos pra os usuários e para a empresa fornecedora. Entre os transtornos causados ao usuário está ficar sem o precioso o líquido até que o fornecimento seja restabelecido, para o que a Caema exige que seja registrado um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e a espera para a religação, demora, em média, 72 horas.

CAEMA ainda não contabilizou os prejuízos

A Diretoria de Operações da CAEMA não dispunha dos números exatos dos prejuízos sofridos pela Companhia, visto que estava em processo de substituição no cargo, mas a Assessoria de Comunicação informou que nos primeiros sete meses do ano em curso foi apurado que 5oo hidrômetros fora, furtados em pontos diversos da capital, notadamente nas regiões do Vinhais, onde tem maior número de ocorrências, seguido da Cohama, Ipase, Cohafuma e Bequimão, mas os atos de vandalismo se estendem por outros bairros como Camboa, Centro e bairros periféricos. Conforme a Assessoria de Comunicação, a Diretoria da Caema está empenhada em desenvolver ações para reduzir esta prática delituosa, contando com a parceria das Forças de Segurança do Estado.


O delegado Paulo Roberto de Carvalho, titular do Departamento de Defesa de Serviços Delegados, órgão da Superintendência Estadual de Investigações Criminais – SEIC, o grande problema é a falta de Comunicação entre a CAEMA e a Polícia. Ele disse já ter realizado operações em sucatas que compram os metais roubados, quando o seu departamento toma conhecimento da existência do material, descoberto através de ações da Superintendência de Repressão ao Narcotráfico, visto que este material é vendido por dependentes químicos para comprar drogas, que não tem denúncia formalizada pela empresa fornecedora de água e garante que toda vez que o Departamento é acionado, desenvolve investigações e apresenta resultado, citando o caso de subtração de cerca de 7 mil hidrômetros novos que estavam armazenados em um depósito da CAEMA na área da Reserva do Batatan , Tendo identificado os ladrões e recuperado mais de cinco mil hidrômetros.

O delegado Paulo Roberto finaliza afirmando que a Caema só recebe pelo consumo de 21 por cento das suas ligações e que as ligações clandestinas não são privilégios só de camadas mais pobres da sociedade visto que muitos condomínios de luxo e empresas se utilizam de água sem pagar,

O que é um hidrômetro


Hidrômetro é um aparelho de precisão que mede e regista o volume de água fornecido a um imóvel. O hidrômetro entra em ação sempre que se abre a torneira, o chuveiro ou se faz descarga, indicando a quantidade de água consumida. O hidrômetro é utilizado por todos os consumidores, residenciais ou industriais, que utilizam as redes de abastecimento. O valor aferido é utilizado para gerar as contas de consumo.

O hidrômetro garante uma cobrança justa do consumo de água, ajuda a evitar desperdícios e a preservar o meio ambiente. Além disso, o hidrômetro também serve para que o usuário verifique se há vazamentos ocorrendo entre a produção e a distribuição de água. Os hidrômetros são fabricados de acordo com a necessidade de operação e recebem classificações que os diferenciam um do outro construtiva e operacionalmente. Alguns tipos de hidrômetros incluem:

  • Hidrômetros residenciais e industriais
  • Hidrômetros taquimétricos ou de velocidade
  • Hidrômetros volumétricos
  • Hidrômetros monojato
  • Hidrômetros multijato
  • Hidrômetros úmidos e secos
  • Hidrômetros mecânicos
  • Hidrômetros magnéticos

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias