FOGO NO CÉU

Vídeo: meteoro cruza o céu e produz forte clarão em Presidente Dutra, no Maranhão

Época de meteoros na atmosfera terrestre trouxe fenômeno ao interior do estado

Reprodução

A passagem de um meteoro pelo céu foi vista em diversas cidades do Brasil, na madrugada deste sábado (13). Em Presidente Dutra, no interior do Maranhão, os moradores ficaram intrigados com o fenômeno.

Um vídeo — capturado por uma câmera de segurança de um estabelecimento da BR-135 — registrou o momento em que o meteoro cruza o céu, por volta das 00h11 deste sábado.

Veja o registro abaixo. A passagem do meteoro também foi vista em cidades do Ceará, Piauí e Pernambuco. (Mais após o vídeo)

Fenômeno não oferece riscos

Em depoimento à imprensa, o capitão Romário Fernandes — professor de astronomia no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará — expilcou que, geralmente, a passagem de um meteoro não oferece riscos, já que eles podem se desintegrar ou explodir na atmosfera.

“Normalmente explodem, se desintegram. Dependendo de como tiver sido essa fragmentação, em que altura ela aconteceu, ela pode gerar fragmentos maiores ou menores, que vão cair no solo da terra e a gente chama esses fragmentos de meteoritos”, disse.

O professor explica ainda que a causa do clarão visto durante a passagem do meteoro é causado pelo aquecimento da rocha espacial durante a entrada na atmosfera terrestre.

“Quando esse asteroide ou meteoroide entra na atmosfera da terra, ele acaba comprimindo os gases da atmosfera e isso gera um aquecimento, que aquece o gás e aquece a própria rocha. Esse aquecimento leva ao fenômeno luminoso, o que a gente chama de meteoro. […] A gente fala de uma ‘fireball’, que é justamente essa bola de fogo aparente, que está associada a objetos maiores, que entram em alta velocidade na atmosfera e que acabam sofrendo um aquecimento muito alto”, afirma Romário Fernandes.

Período de meteoros

À imprensa, o físico e integrante da União Brasileira de Astronomia (UBA) Edwar Montenegro esclareceu que a Terra está passando por um fenômeno chamado “Delta Aquáridas”; e que, durante essa ocorrência, vários meteoros entram na atmosfera terrestre, aumentando a probabilidade de ver esses eventos luminosos.

Esse mesmo fenômeno também foi visto nos municípios cearenses de Ubajara, Frecheirinha, Crateús, Tauá, Santa Quitéria, entre outros. Além de cidades do Piauí e Pernambuco.

Em Tamboril, no interior do Ceará, a passagem do meteoro foi registrada durante o show da cantora Simone Mendes, por uma pessoa na plateia.

Clarão no céu surpreende pessoas durante show da cantora Simone Mendes. Créditos – Reprodução
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias