VEJA COMO DOAR

Mutirão do TJ-MA arrecada doações de produtos de higiene e roupas para pessoas em situação de rua, em São Luís

A terceira edição de campanha quer arrecadar toalhas de banho, cobertores, vestimentas, calçados e produtos de higiene pessoal para pessoas em situação de rua

TJ-MA recebe doações de produtos de higiene e vestimentas para pessoas em situação de rua, em São Luís. Créditos - Divulgação/TJ-MA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) promove — até o dia 8 de agosto — o terceiro mutirão da campanha Vestindo Inclusão, com o intuito de arrecadar toalhas de banho, cobertores, vestimentas, calçados e produtos de higiene pessoal para pessoas em situação de rua.

A iniciativa conta com a parceria da Justiça Federal, do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Defensoria Pública da União e de entidades que integram a rede de proteção à população de rua, o PopRuaJud.

Em São Luís, os donativos estão sendo recebidos nos seguintes locais:

  • Tribunal de Justiça
  • Fórum de São Luís
  • Defensoria Pública do Estado
  • Defensoria Pública da União
  • Ministério Público Estadual
  • Justiça Federal

A coleta ocorrerá até o dia 8 de agosto de 2024, e as doações serão distribuídas no terceiro Mutirão PopRuaJud que será realizado no dia 24 de agosto de 2024, no horário das 7h às 16h, na Justiça Federal.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social — divulgados em fevereiro de 2024 —, São Luís tem aproximadamente 1.800 pessoas em situação de rua.

Segundo o presidente do TJ-MA — o desembargador Froz Sobrinho —, esse mutirão está em conformidade com a política nacional de atenção à população em situação de rua estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução 425/2021.

Essa política visa assegurar, de forma rápida e simples, o amplo acesso à justiça por este segmento vulnerável da sociedade, bem como contribuir para a sua inclusão social. (Mais após a imagem)

A campanha Vestindo Inclusão é promovida pelo TJ-MA — por meio da Presidência, da Chefia de Gabinete e da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA).

A campanha

O projeto “Vestindo Inclusão”, criado pela UMF, objetiva atuar em duas frentes, sendo a primeira fase voltada à arrecadação de vestuário e acessórios a fim de montar um guarda-roupa profissional para uso das pessoas egressas atendidas pelos Escritórios Sociais.

Já a segunda fase atua em parcerias com instituições e seus colaboradores. O projeto-piloto foi iniciado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Índices

De 2013 a 2023, a população em situação de rua no Brasil cresceu 935,31%. Ou seja, ao longo da última década, o contingente de pessoas nas ruas multiplicou-se por dez, segundo o IPEA – o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias