ENCANTADA

Morre Shannen Doherty, atriz de ‘Charmed’ e ‘Barrados no Baile’

Estrela de sucessos da televisão americana lutava contra um câncer desde 2016

A atriz como Pure Halliwell em "Charmed". Créditos - Reprodução

A atriz americana Shannen Doherty faleceu neste sábado (13), aos 53 anos.

Eternizada como as personagens Brenda Walsh – em Barrados no Baile (Beverly Hills, 90210) – e a feiticeira Prue Halliwell de Charmed – série exibida no Brasil como Jovens Bruxas -, a atriz lutava contra um câncer há quase dez anos.

Com imenso pesar, confirmamos o falecimento de Shannen Doherty. Neste sábado, ela não resistiu à luta contra o câncer após anos enfrentando a doença. A dedicada filha, tia e amiga partiu cercada de entes queridos e de seu pet, o Bowie. A família pede privacidade neste momento, para que possa viver o luto em paz”, divulgou a assessora Leslie Sloane em comunicado.

O câncer se encontrava em estágio avançado: em junho de 2023, a atriz anunciou que a doença havia se espalhado por seus ossos.

Ela foi diagnosticada pela primeira vez com câncer de mama em 2015 e passou por cirurgia cerebral em janeiro de 2023.

Shannen Doherty reunida com Rose Mcgowan e Holly Marie Combs em evento com fãs de “Charmed”, em fevereiro de 2024. Tensões marcaram a participação das atrizes na franquia. Créditos – Getty Images/Reprodução

Shannen Doherty ficou mundialmente conhecida em 1990, em Barrados. Na novelinha adolescente, ela era Brenda Walsh, uma das protagonistas vivendo dramas no bairro de ricos em Los Angeles.

Barrados chegou a ser exibida pela Rede Globo, nos anos em que ainda era inédita. (Mais após a imagem)

Shannen Doherty como Brenda Walsh em “Barrados no Baile”. Créditos – Reprodução

Doherty também interpretou uma das patricinhas de Heathers: Atração Mortal (1988) – uma espécie de versão original (e sombria) de Meninas Malvadas (2004) onde ela era a fútil Heather Duke.

O filme tem sido descoberto pela geração atual através da plataforma Mubi – e inspirou um musical com montagem recente apresentada em São Luís do Maranhão.

Doherty como uma das Meninas Malvadas originais em Heathers (1988). Créditos – Reprodução

De 1998 a 2001, Shannen Doherty estrelou Charmed: série sobrenatural sobre três irmãs, vindas de uma linhagem de feiticeiras poderosas que lutavam contra forças malignas do submundo.

A atriz era Prue Halliwell, a irmã mais velha e possuidora de poderes telecinéticos e projeção astral. (Mais após a imagem)

Da esquerda para a direita: as Encantadas Rose McGowan (Paige), Alyssa Milano (Phoebe), Shannen Doherty (Prue) e Holly Marie Combs (Piper) em “Charmed”: irmãs bruxas enfrentaram demônios por oito temporadas, entre 1998 e 2006. Créditos – Reprodução

Charmed ganhou um remake controverso em 2018, que durou quatro temporadas e contou com o apoio de Shannen Doherty – enquanto as colegas veteranas se puseram contrárias à nova geração das Charmed.

Pós-câncer, Shannen Doherty fez uma ponta no sucesso adolescente Riverdale – homenageando o ator Luke Perry. Também ex-Barrados no Baile e seu par romântico na série, o galã faleceu em 2019 aos 52 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Polêmicas

No auge com Barrados no Baile, Shannen Doherty se envolveu em controvérsias que a tachariam como uma bad girl hollywoodiana – mais ou menos como Drew Barrywmore, Lindsay Lohan e Amanda Bynes viveram em suas épocas. (Mais após a imagem)

Shannen Doherty com Jennie Garth (à esquerda) na época de “Barrados”. Atrizes superaram desentendimentos ao longo da franquia “90210”. Créditos – Reprodução

A atriz teve uma saída conturbada de Barrados, algo que infelizmente se repetiria em Charmed. Retratos de atrasos e tensão com colegas de elenco e produção resultaram na partida da personagem Brenda da trama.

Porém, Shannen Doherty e equipe superariam as diferenças: ela reprisou Brenda ao lado de Jennie Garth na série 90210 dos anos 2000.

Já no seriado das bruxas, desentendimentos entre Doherty e Alyssa Milano (que fazia Phoebe, a caçula) culminaram na saída precoce da atriz – e na morte da personagem Prue. As duas séries de TV tinham assinatura de Aaron Spelling, super produtor hollywoodiano falecido em 2006.

A saída de Charmed ainda gera muitas especulações entre fãs e, em 2023, Shannen Doherty revelou em um podcast que – a verdade – foi demitida da série e obrigada a dizer que a decisão foi sua. O bate-papo foi gravado com Holly Marie Combs – que interpretava Piper, a irmã do meio em Charmed.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias