Evento

Maranhão marca presença na Tiradentes Julina, no Rio de Janeiro

Boi de Morros, Cacuriá e Tambor de Crioula do Laborarte, artesanato e empreendedores marcam presença na Praça Tiradentes, em programação gratuita.

Tiradentes Julina terá atrativos do Maranhão, Ceará e Paraíba e da cidade anfitriã, o Rio de Janeiro. (Acervo CRAB Sebrae)

Cores e sotaques, arte e empreendedorismo, artesanato e a cultura popular do Maranhão enchem de brilho a Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, no evento Tiradentes Julina, programado para esta sexta e sábado, 26 (de 16 às 22h) e 27 de julho (das 10h às 22h). 

Organizado pelo Sebrae, por meio do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB, o evento é uma ocupação artístico-cultural abrigada em um dos mais tradicionais redutos do centro antigo da Cidade Maravilhosa.

Durante dois dias, grupos artísticos, representações do artesanato e variadas atrações se revezam em uma programação que inclui barraquinhas para a venda de produtos artesanais e comidas típicas, apresentações de cordelistas, quadrilhas, danças típicas regionais, desfile de moda, além de brincadeiras, evidenciando a potência cultural dos estados do Maranhão, Ceará, Paraíba e do Rio de Janeiro.

Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, se prepara para evento que terá cores e sabores do São João. (Acervo CRAB Sebrae)

Hildenê Maia, gerente de Territórios Empreendedores do Sebrae no Maranhão, avalia que se trata de um momento importante para o estado, ao enfatizar produtos culturais e o empreendedorismo criativo local.

“Estamos levando para o Rio de Janeiro uma mostra do melhor da nossa cultura, em uma programação organizada pelo CRAB, que valoriza a integração com a cidade do Rio, com maranhenses radicados na capital fluminense e seus moradores, em que se destaca toda a diversidade da arte e cultura do Maranhão”, explicou ela.  

Programação diversificada e atrativa

Idealizado pelo CRAB, o evento tem parceria do Sebrae Rio e das unidades do Sebrae nos três estados. A programação contempla atrações variadas. Do Maranhão, marcam presença o bumba meu boi de Morros, o Cacuriá e Tambor de Crioula do Laborarte e, ainda, duas artesãs. 

Bumba meu boi de Morros fará apresentação especial na Tiradentes Julina, no Rio de Janeiro. (Divulgação)

De Barreirinhas, na região de Lençóis, a artesã Antônia Vieira leva produtos de Fibra de Buriti, feito por grupos de artesãos dos municípios de Tutóia, Paulino Neves e de seu município de origem, com destaque para bolsas, sousplats, caminhos de mesa e chapéus. E, de São Luís, Rosi Bastos, da Rosi Aquarelas, com azulejaria, aquarelas, itens de papelaria com a iconografia típica do Maranhão, canecas e artigos variados. Também participa do evento, a empreendedora Ana Izabel Fernandes, com uma mostra de semijoias da Ana Izabel Conceito, inspirada nas rendas da Raposa. 

Sensualidade e vigor do Cacuriá do Laborarte estarão na festa “julina” do CRAB Sebrae. (Divulgação)

Na programação dos demais estados participantes, a Paraíba apresenta o Xaxado, Ciranda, Coco de Roda, Trio Pé de Serra, Isaias do Pandeiro, o cordelista Merlânio Maia e a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, além de expor e vender seu artesanato típico em madeira, couro, cerâmica e acessórios. Já o Ceará terá como atração repentistas e cordelistas. E o Rio de Janeiro, apresentará a tradicional quadrilha junina do estado.

“Estamos levando a cultura do Maranhão para a Praça Tiradentes, fortalecendo o empreendedor da economia criativa e o artesanato, mas, principalmente, valorizando a cultura do estado e do Nordeste, com manifestações e expressões artísticas típicas do período junino, que convidam a compartilhar alegria e a beleza da arte feita por nossa gente, sendo mostrada em um estado, onde a cultura tem força e representatividade, como é o Rio de Janeiro”, frisa o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho. 

A ação também contribui para promover a cultura nordestina e com a preservação das tradições regionais do país. Em dezembro do ano passado, o CRAB realizou o Natal na Tiradentes, primeira ocupação do tipo, que atraiu cerca de 7 mil pessoas em dois dias de evento.

“Ao oferecer um evento gratuito desse porte na Tiradentes, aumentamos a oferta de programas culturais para a população e, ao mesmo tempo, divulgamos um importante território criativo no corredor cultural do Rio de Janeiro, apoiando assim a revitalização da região”, afirma Ana Simões, coordenadora de Articulações e Parcerias do CRAB.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias