Operação Comandos Especializados

Mais de 140 policiais militares e civis reforçam o combate à criminalidade na Grande Ilha

A operação, de reforço ao policiamento ordinário, teve o raio de atuação expandido para cerca de 50 bairros.

2ª edição da Operação Comandos Especializados foi deflagrada na Grande Ilha (Foto: Handson Chagas)

Mais de 140 policiais militares das forças especiais reforçaram, na noite de sexta-feira (19), o policiamento ordinário na Grande Ilha, como parte da Operação Comandos Especializados, desencadeada pela segunda vez este ano. Desta vez, a ação contou com a participação de policiais civis e teve o raio de atuação expandido, em relação a edição passada, alcançando cerca de 50 bairros.

Coordenada pelos comandos de Policiamento Especializado (CPE) e de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar do Maranhão, a operação reuniu policiais dos batalhões de Turismo (1º BPTur), Ambiental (BPA), de Motopatrulhamento (1º BMT), de Operações Especiais (Bope), de Choque (BPChoque); Cavalaria, Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), além do Centro Tático Aéreo (CTA) e de policiais civis do Grupo de Pronto Emprego (GPE). A ação teve por objetivo prevenir e combater arrombamentos, roubos e furtos a transeuntes, veículos, estabelecimentos comerciais e transporte coletivo.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins, disse que a segunda edição da Operação Comandos Especializados se justifica pelo êxito da primeira. “É a segunda vez que a operação acontece, e nós vamos manter isso com uma constância. A determinação do governador Carlos Brandão é que a segurança pública faça um enfrentamento contínuo à violência, ao crime, de forma que nós estamos aqui, diuturnamente trabalhando, para promover cada vez mais paz e tranquilidade a todos os maranhenses”, frisou.

Para intensificar o policiamento ostensivo e preventivo, foi utilizado um grande aparato de segurança, sendo destaque o número de viaturas, entre carros, motos e vans, que ultrapassou 50. A operação ainda contou com um helicóptero que fez sobrevoo durante toda a ação, desde o início, por volta de 18 horas, e encerrou na manhã deste sábado, 20.

O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando, ressaltou que a segunda edição da operação é uma estratégia para prevenir e combater de forma mais intensificada a criminalidade em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. “Nosso objetivo com essa operação é combater os crimes de maior impacto na ordem social, visando a manutenção da ordem pública e garantir a segurança da sociedade maranhense”, pontuou.

“Também temos o intuito de capturar foragidos da justiça, apreender armas de fogo e drogas e recuperar veículos roubados”, completou o comandante de Missões Especiais e da Operação Comandos Especializados, tenente-coronel Soares Júnior.

Priorizando o trabalho integrado, a Polícia Civil do Maranhão colaborou com a Operação Comandos Especializados nessa edição. 

“A gente vem para integrar uma operação já exitosa da Polícia Militar. Sempre que a gente for convocado, a gente vem com disposição para ajudar, trabalhar e contribuir para que o cidadão possa ter uma segurança pública de qualidade. Quando a gente trabalha integrado tem mais, melhores e maiores resultados, e a consequência disso é a redução dos índices de criminalidade”, enfatizou delegado-geral, Manoel Almeida Neto.

As ações realizadas pelos policiais que integraram a operação durante toda a noite e madrugada consistiram em patrulhamento, barreiras fixas em avenidas de grande fluxo de veículo, abordagens a veículos suspeitos e a transporte coletivo, além de incursões em áreas estratégicas de toda a região metropolitana.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias