FESTAS JULINAS

Guarnecendo inclusão: Boi Mimoso da APAE se apresenta no ‘Vamos Festejar’ nesta quarta (24)

Grupo folclórico vive cultura como ferramenta de inclusão social de pessos com deficiência em São Luís há 30 anos

Créditos - Danielle Vieira/Divulgação

O evento cultural Vamos Festejar que está acontecendo no Convento das Mercês em São Luís, vai contar com uma apresentação que vai muito além do folclore e que celebra a inclusão social da pessoa com deficiência.

O Boi Mimoso promete uma super apresentação nessa quarta-feira (24) às 18h – abrindo a programação da noite de mais um Vale Festejar; evento que conta com o patrocínio do Governo do Estado e Grupo Mateus, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O Mimoso é um folclórico de bumba meu boi com sotaque de orquestra mantido pela APAE de São Luís, que é muito mais que uma atração folclórica – consistindo em uma expressão viva de como a cultura pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão social das pessoas com deficiência.

Desde a sua fundação em 1994, o Boi Mimoso tem sido um catalisador para o desenvolvimento social e pessoal de seus integrantes – alunos da Escola Eney Santana e pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla assistidas pela APAE de São Luís.

Através do ritmo contagiante do bumba meu boi, os participantes encontram um espaço para expressar suas identidades, habilidades e, mais importante, para serem vistos e respeitados enquanto pessoas com deficiência.

O grupo conta com cerca de 98 integrantes de diversas faixas etárias. Para esses brincantes, o Boi Mimoso da APAE de São Luís é uma forma de resistência cultural, de socialização, além de uma excelente terapia. 

Entre os benefícios que a brincadeira proporciona a seus integrantes, estão o desenvolvimento de habilidades importantes como a socialização, o senso de trabalho em equipe, a melhora da coordenação motora e da autoestima; além de ser uma ferramenta de inclusão social poderosa.

“O Bumba Boi Mimoso da APAE de São Luís foi criado pela professora Joana Costa (Joana), pelo professor Manoel Galdino Costa (Maneco) e pela saudosa diretora administrativa Antonia Zeile Lima de Melo (D. Antoninha). Inicialmente se restringia às apresentações na Escola Eney Santana no período junino. Em julho de 1985, o grupo teve sua primeira apresentação externa, na primeira mostra do festival nacional “Nossa Arte” realizado em Salvador (BA), na companhia do ilustre grupo Olodum. O sucesso dessa apresentação foi tanto, que o Bumba Boi Mimoso recebeu outros convites para fazer diversas apresentações em outros Estados e nunca mais parou de brilhar”, destaca a Presidente da APAE de São Luís Arionildes Silva e Silva.

É com esse histórico de luta e orgulho por tantas conquistas, que o Boi Mimoso se apresentará nessa quarta – feira (24) no Vamos Festejar.

Brincantes, músicos, familiares e incentivadores acreditam no poder da arte e da cultura como elemento de desenvolvimento humano e vão mostrar tudo isso com uma bela apresentação folclórica.

A presidente da Apae Arionildes Silva e Silva, Sebastião Vanderlann e Coceição Rolim com Christiane Diniz. Créditos – Danielle Vieira/Divulgação/Reprodução

*Da assessoria

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias