VIVA

Encontro celebra expressões culturais e troca de saberes no Laborarte, em São Luís

Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a uma programação diversificada que inclui oficinas e palestras com temas que abordam a dança e a música, iniciativas culturais e o papel da cultura popular na sociedade

Foto de Laio Bulhão/Casarão Laborarte no Facebook/Reprodução

Nos dias 30 e 31 de julho, o Casarão Laborarte será o palco do Encontro Cultura Viva – Maranhão, um evento que promete reunir uma rica diversidade de expressões culturais e proporcionar um espaço de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos.

O evento é gratuito e promovido pelo Escritório do Ministério da Cultura no Maranhão, pelo Pontão de Cultura Laborarte e conta com o apoio do Solar Maria Firmina dos Reis, Bumba Meu Boi da Floresta, Grupo Laborarte e Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IESTI).

Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a uma programação diversificada que inclui oficinas e palestras com temas que abordam a dança e a música, iniciativas culturais e o papel da cultura popular na sociedade.

Estas serão conduzidas por mestres e profissionais experientes, garantindo um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo.

A programação também conta com a participação do Coordenador de Articulação da Cultura Viva (MinC), Leandro Anton.

O encontro é uma celebração dos 20 anos da Política Nacional Cultura Viva, que tem sido um marco no fortalecimento das culturas de base comunitária e na promoção da cidadania cultural em todo o Brasil.

Atua na defesa e promoção da diversidade cultural, a partir do fortalecimento, articulação, capacitação e fomento de ações de entidades, coletivos e agentes culturais, além de apoiar, valorizar e divulgar as culturas e os fazeres culturais em seus diferentes territórios.

O Encontro Nacional Cultura Viva 20 anos se apresenta como um espaço de formação e pesquisa, trocas de conhecimentos, reflexões e celebração, reunindo e articulando pessoas realizadoras da Cultura Viva, em todas as esferas de atuação.

É uma oportunidade para celebrar essas conquistas, refletir sobre os desafios e planejar o futuro das políticas culturais no país.

Programação

30 de Julho

  • 15h às 20h30 – Casarão Laborarte
  • 15h – Oficina Políticas Públicas de Cultura – Equipe Escritório do Minc Maranhão – Yuri Logrado e Simone Silva;
  • 17h – Cultura Viva Como Movimento – sobre a ancestralidade e a função estratégica da cultura de base comunitária – Elitiel Guedes
  • 19h – Oficina de Bumba Meu Boi – Nadir Cruz, Ponto de Cultura BMB da Florestaabout:blank

31 de julho

  • 15h às 20h30 – Casarão Laborarte
  • 15h – Rede Maranhão de Pontos de Cultura: tecendo desafios e oportunidades para futuros exponenciais – Paulo Sabiá e Simei Dantas;
  • 18h – Palestra: “Caminhos da boiada: uma experiência de mapeamento e diagnóstico da cultura popular em São Luís” – Letícia Cardoso
  • 19h – Oficina de Capoeira – Pontão de Cultura Laborarte
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias