FATIAS

Dia Nacional da Pizza: mercado consumidor em São Luís registra crescimento

Consumidores buscam variedade de sabores e valorização da cultura regional

Reprodução

O Brasil é o segundo maior consumidor de pizza do mundo e São Luís não fica atrás nesse cenário. Em São Luís, a paixão por pizza transcende idades e preferências alimentares, criando um verdadeiro fenômeno gastronômico.

“É um alimento que agrada a praticamente 100% dos paladares, do público infantil ao idoso. Até o público fitness hoje busca opções que agradem seus paladares e respeitem suas restrições alimentares”, comenta o chef executivo do Grupo Mateus, Luciano Rosa. 

Segundo o Chef Executivo, o mercado de pizzas em São Luís está em constante crescimento, com os sabores clássicos, como calabresa, portuguesa e mussarela, dominando as preferências.  (Mais após a imagem)

Mas a cidade também abraça aqueles que buscam inovações culinárias: a diversidade dos sabores locais resulta em combinações que podem até soar ousadas, mas já caíram no gosto dos maranhenses. “

Hoje temos algumas opções com ingredientes regionais, como carne de sol, camarão seco e cuxá. São sabores criados para representar nossa característica e manter a tradição.  Essas variações não só atendem aos gostos locais, mas também reforçam a identidade cultural do nosso Estado”, explica o chef. 

Buon Appetito

Um levantamento realizado pela empresa de dados Kantar, o setor de foodservice, que abrange refeições prontas fora de casa, também tem observado um crescimento significativo das pizzarias no Brasil. A importância desses estabelecimentos para os brasileiros aumentou de 12% em 2022 para 17% em 2023, demonstrando a crescente popularidade da pizza entre os consumidores.

Essa ascensão das pizzarias também impulsionou o mercado de delivery. A pizza é, atualmente, o principal item pedido pelos brasileiros.

A Geração Z, composta por jovens entre 18 e 29 anos, lidera o consumo, apresentando um aumento de 31% nos pedidos de pizza via delivery entre 2022 e 2023.

O WhatsApp se consolidou como a plataforma preferida para realizar pedidos, registrando um crescimento de 5% no mesmo período.

Há também aqueles que, em vez de pedirem pizza em casa, preferem usar a comida como pretexto para manter a conversa em dia.

É o caso do grupo de whatsapp Pizza Day – formado por cinco amigos que desafiam rivalidades futebolísticas e diferenças acadêmicas em nome de uma tradição saborosa. (Mais após a imagem)

Ana Ewerton, estudante de Medicina e torcedora do Sampaio Corrêa; João Pontes, futuro engenheiro e apaixonado pelo Moto Club; Mariana Grinaldo, estudante de Direito e flamenguista; Carlos Jorge, estudante de Arquitetura e torcedor do Vasco da Gama; e Beatriz Mascarelha, estudante de Odontologia e palmeirense. 

Os amigos encontraram uma maneira deliciosa de celebrar sua amizade: a rodada semanal de pizza.

Toda semana, eles se reúnem em uma pizzaria escolhida por votação para compartilhar histórias, risadas e, claro, uma boa pizza. Apesar das acaloradas discussões sobre os resultados dos jogos e as demandas dos diferentes cursos, a pizza sempre consegue unir o grupo.

“É o nosso momento de relaxar e curtir a companhia uns dos outros”, diz Ana Ewerton. João Pontes complementa: “Aqui, as rivalidades ficam de lado. O importante é a amizade e o sabor irresistível”, garante.

Saiba mais

No Brasil, o Dia Nacional da Pizza, comemorado em 10 de julho, celebra essa iguaria que conquistou o paladar dos brasileiros desde a chegada dos imigrantes italianos no início do século XX.

*Da assessoria | Jherry Dell’Marh

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias