Cortejo só de mulheres é realizado em louvor ao Divino Espírito Santo, em São Luís
Esta é a segunda edição do cortejo
A Família Menezes e a Casa de Nhozinho promovem o 2º Cortejo do Divino Espírito Santo nesta quinta-feira (18), às 17h, no Museu Casa de Nhozinho – localizado na Rua Portugal, na Praia Grande.
Essa segunda edição será a primeira com toque exclusivo para mulheres caixeiras, em louvor ao Divino Espírito Santo, realizado pela Família Menezes.
As Caixeiras do Divino da Família Menezes são as irmãs Anunciação de Maria Reis de Menezes (Dindinha), Maria José Reis de Menezes (Zezé), Maria da Graça Reis de Menezes (Graça) e Bartira Helena Reis de Menezes, filha da primeira.
A Família toca caixa e entoa os cânticos para a festa do Divino Espírito Santo. (Mais após a imagem)
Em depoimento à Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, Dona Zezé conta que ela e as irmãs cresceram vendo os pais, José Maria e Francisca de Menezes – cantando, principalmente durante a noite.
A tradição que existe desde o século 19, então, passou para as filhas, que espalham a cultura pelo Brasil.
O cortejo
O cortejo é aberto ao público feminino, que pode levar sua caixa. Caso a pessoa não tenha, algumas serão disponibilizadas no evento.
A organização pede que as mulheres usem saias ou vestidos longos, preferencialmente brancos. Que não sejam usadas roupas escuras, blusas de alcinha, regata ou decotadas. A presença deve ser confirmada pelos fones: 98 981031018 e 11 983947083.
Serviço
- O que: 2º Cortejo do Divino Espírito Santo
- Quando: Quinta-feira, 18 de julho, às 17h
- Onde: Museu Casa de Nhozinho (Rua Portugal, Praia Grande)