Conmebol inicia inspeções no estádio Castelão nesta segunda (8)
Gramado e iluminação do estádio são o foco do primeiro dia de vistorias – que devem determinar a realização de Brasil X Uruguai no local
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) iniciou – na manhã desta segunda-feira (8) – as inspeções no estádio Castelão, em São Luís. A avaliação deve determinar a adequação do estádio para o jogo Brasil X Uruguai em novembro, pelas eliminatórias da próxima Copa do Mundo.
Nesta primeira etapa, o gramado e a iluminação são o foco das vistorias. Da Conmebol, Emerson Lopes inspeciona a grama do Castelão – medindo as dimensões e o comportamento. O inspetor trabalha a tração da grama, simulando o movimento que o jogador faz durante uma partida.
A partir das 18h30 desta segunda (8), será vistoriada a iluminação. Amanhã (9), toda a estrutura será avaliada: incluindo vestiários, cabines e sistema de segurança contra incêndio. (Mais após a imagem)
Em depoimento à imprensa no local, Naldir Lopes – Secretário de Estado do Esporte – demonstrou otimismo quanto às avaliações da Confederação. Ele detalhou outras alterações que serão feitas no estádio.
“Vamos fazer iluminação externa de LED. A partir de hoje, vamos substituir os telões – que tem mais de 40 anos anos – por telões novos. Estamos trabalhando para receber, além da Copa, as partidas do Campeonato Brasileiro pela Série A”, complementou o Secretário Naldir Lopes.
Ainda segundo Lopes, o investimento na reforma do Castelão é de R$ 5 milhões. Enquanto a Conmebol foca apenas no lado interno do estádio, o secretário ressaltou que melhorias serão feitas, também, no lado de fora.
Responsável pela empresa que administra o gramado e as instalações, Ivar Vasconcelos reconheceu que a grama significa um desafio no trabalho de adequações do estádio.
Acreditamos que vamos atender os requisitos. [Porém,] sabemos das dificuldades. Jogadores, torcedores e imprensa dizem que o gramado é fofo. Na verdade, ele é denso. Tentamos reduzir esse aspecto e torná-lo mais seguro, para que o jogador se sinta mais confortável. Isto deve ser potencializado com o laudo [da Conmebol].