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Brandão busca mais investimentos para o Maranhão durante agenda de encontros com autoridades panamenhas

Com os investimentos de expansão realizados pelo governo do Maranhão para o Porto do Itaqui, o uso do Canal do Panamá seria essencial para alcançar novos mercados.

Reprodução

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, está em missão no Panamá, onde participou nesta quarta-feira (10) de uma série de reuniões com autoridades panamenhas, dialogando para garantir novas parcerias estratégicas em busca de mais investimentos no Porto do Itaqui.

Acompanhado do presidente da Emap, Gilberto Lins, Brandão visitou o embaixador do Brasil no Panamá, Carlos Henrique de Abreu; o chanceler do Panamá, Javier Martínez-Acha; o ministro de Assuntos do Canal, Jose Ramón Icaza.

Brandão destacou a importância do encontro, que tem a potencialidade de elevar a outro patamar a atividade portuária do Maranhão. “Seguimos com a nossa missão no Panamá em busca de mais investimentos para o Maranhão. Fomos muito bem recebidos para um proveitoso diálogo sobre o uso do Canal do Panamá e futuras parcerias para que o nosso Porto do Itaqui esteja entre as principais rotas comerciais do mundo“, enfatizou o governador.

O Canal do Panamá é peça vital para a logística de transporte global, conectando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e facilitando o comércio internacional. Com os investimentos de expansão realizados pelo governo do Maranhão para o Porto do Itaqui, o uso do Canal do Panamá seria essencial para alcançar novos mercados. A missão do governador no país segue até a próxima sexta-feira (12).

Porto do Itaqui

Em 2023, o Porto do Itaqui alcançou um recorde histórico de mais de 36 milhões de toneladas de cargas gerais, destacando sua importância para o agronegócio brasileiro e para a economia nacional.

Com nove berços de atracação, o porto possui ainda capacidade para receber várias embarcações de grande porte simultaneamente, reduzindo o tempo de espera para atracação e os custos operacionais. Os berços 100 e 103, reconhecidos como os mais produtivos do Brasil para grãos, operaram mais de 15 milhões de toneladas de soja e milho em 2023.

Integrado a uma rede de transporte multimodal, incluindo três ferrovias (Norte-Sul, Transnordestina e Carajás) e rodovias, o Porto do Itaqui facilita o escoamento eficiente das cargas para outras regiões do Brasil e o exterior. Essa conectividade é um diferencial significativo para quem busca eficiência logística e oportunidades de negócios no mercado global.

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