Evento

Festival Guarnicê de Cinema começa na sexta-feira (07), no Teatro Arthur Azevedo

O festival solicita a doação de um quilo de alimento não perecível por bilhete.

Reprodução

Nesta sexta-feira (7) de junho, mais de 200 filmes inéditos no Maranhão serão exibidos durante a programação do Festival Guarnicê de Cinema. O evento é um dos mais importantes do cinema brasileiro e um dos mais tradicionais do calendário cultural maranhense. 

Nesta edição, o festival, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), completa 47 anos. 

A abertura acontece nesta sexta-feira (7), no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), a partir das 19h. Os 550 ingressos reservados para o público serão disponibilizados por meio do Sympla. O festival solicita a doação de um quilo de alimento não perecível por bilhete. Os alimentos arrecadados serão doados para o programa Mesa Brasil, do SESC

A cerimônia de abertura contará com homenagens às atrizes Bete Mendes e Zahy Tentehar, apresentação cultural com o Grupo Lamparina e exibição do filme “Estranho Caminho’’, dirigido por Guto Parente. A classificação indicativa é 14 anos. 

Para o restante da programação do festival, não será preciso reservar ingressos. Basta chegar ao local de exibição com antecedência e retirar o bilhete gratuitamente. 

O Guarnicê será realizado em formato híbrido. Ou seja, o público poderá acompanhar o festival presencialmente em São Luís e virtualmente por meio de plataforma de streaming do site guarnice.ufma.br e do aplicativo Cine Guarnicê, disponível para Android ou Ios.

Em São Luís, as exibições serão realizadas em quatro espaços. As cerimônias de abertura e encerramento ocorrem no Teatro Arthur Azevedo; o Teatro Napoleão Ewerton – SESC recebe as mostras paralelas Guarnicêzinho e Jovem e a mostra competitiva “Faz Todo Sentido’’, acessível para pessoas com deficiência auditiva e visual.  

As mostras competitivas de filmes nacionais e maranhenses ocorrem no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga)e o CineSesc Deodoro receberá a Mostra Universitária e a mostra paralela Cinema Não Tem Idade. 

SOBRE O FESTIVAL

O Festival Guarnicê de Cinema segue sendo um dos aparelhos mais importantes para a democratização do cinema no Maranhão. Passando por diversas transformações ao longo de suas edições, o quarto mais antigo festival de cinema do país e mais longevo do Norte e Nordeste, permanece em uma busca incessante para se reinventar juntamente com as modificações da indústria cinematográfica e o aprimoramento e aumento do público. Diante do cenário atual, o Guarnicê passa a ser não somente uma celebração ao cinema regional, mas também um dispositivo que permite o alavancamento e a projeção do cinema brasileiro à nível internacional, além de se mostrar como um importantíssimo objeto de formação de plateia e capacitação de mão de obra especializada no

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias