festejos juninos

CBMMA alerta para os riscos do uso de fogos de artifício e bombinhas no São João

O Corpo de Bombeiros do Maranhão destaca a importância de seguir rigorosamente as recomendações de segurança.

O riscos de queimaduras e outros problemas aumentam durante a época (Foto: Reprodução)

Os festejos juninos estão nas ruas em arraiais de bairro, espaços oficiais, comunitários, largos de igrejas e paróquias, nas igrejas e paróquias. Além das atrações juninas que são os maiores atrativos, tem as comidas típicas tradicionais em todos os arraiais, e a tradição de soltar fogos de artifícios, bombinhas de São João…


O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) alerta para os perigos associados a esses artefatos e destaca a importância de seguir rigorosamente as recomendações de segurança. O consumidor deve estar ciente dos riscos que envolvem o manuseio de fogos de artifício e bombinhas. Esses itens podem ser extremamente perigosos se não forem usados com responsabilidade e cuidado.


“Recomendamos que sejam seguidas as instruções contidas nas embalagens, especialmente no que diz respeito à faixa etária adequada para cada tipo de artefato”, pontua o tenente-coronel José Lisboa.

Cuidado deve iniciar desde o local de compra

O cuidado deve iniciar desde o local de compra do produto, que deve ser loja especializada e com a certificação do Corpo de Bombeiros. Estes espaços reúnem as condições de segurança para a comercialização e armazenamento destes produtos. No Maranhão, existe a Lei nº11805/2022, que proíbe a soltura de fogos que produzam efeito sonoro superior a 100 decibéis à distância de 100 metros de sua deflagração.

Equipes de bombeiros estão mobilizadas em arraiais da Região Metropolitana para prestar atendimento de emergência nestes e outros casos. “Em caso de acidentes, orientamos manter a calma e buscar a assistência médica imediata, sobretudo se alguém for ferido. O atendimento pode ser realizado pelos bombeiros ou pelo serviço de emergência local”, ressalta Lisboa.

Para evitar acidentes, a dica é deixar que adultos façam o manuseio dos fogos de artifício e ter atenção total às crianças, que nunca devem ser deixadas sozinhas com esses artefatos. Além disso, o local onde os fogos serão utilizados deve ser adequado e distante de materiais inflamáveis. “Nestas festividades juninas, nossas equipes estarão a postos para atender estas e outras ocorrências. Nosso objetivo é contribuir com os demais agentes da segurança, que todos possam aproveitar a programação junina com segurança e tranquilidade”, concluiu o tenente-coronel Lisboa.

Algumas recomendações


Para que todos brinquem e apreciem as atrações com segurança, sem colocar a vida em risco, conheça uma série de dicas importantes para você curtir a festa.

  • Crianças nunca devem manusear fogos de artifício sozinhas e estar sempre sob a supervisão de adultos. Deve-se ainda manter distância segura de pessoas, edifícios e materiais inflamáveis, ao soltar fogos. E, se possível, utilizar equipamentos de proteção, ao manusear fogos de artifício;
  • Quanto ao local de soltura dos fogos, este deve ser aberto, não devendo existir barreiras no caminho do artefato e ser longe de estacionamentos, postos de combustíveis ou de aglomeração de pessoas;
  • Não brinque com fogos de artifício, pois podem provocar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem causar curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia para a localidade.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias