Artista maranhense Adam Fragoso lança novo álbum na quinta-feira (13)
Em 2019, com 11 anos, fez sua primeira composição, uma narrativa “Anti Trap” que ele intitulou “Não Sou Trapstar”, lançada somente em 2021.
Nascido em 2007 e criado na Casa Loca, reduto de artistas da cena de São Luis, Adam Fragoso desde muito cedo conectado com a música, conheceu o Trap Music em 2018, por meio de artistas da Ilha que já estavam adotando o estilo musical em suas composições. Em 2019, com 11 anos, fez sua primeira composição, uma narrativa “Anti Trap” que ele intitulou “Não Sou Trapstar”, lançada somente em 2021.
Já em 2020, Adam, com 13 anos, se encontra com os artistas Juba e Rrudlight no Casa Loca Studio, e compõem o que seria a primeira música lançada por Adam, o feat. “Só Sei Falar De Amor”. O love song foi lançado de forma independente no Youtube e Soundcloud. Nesse lançamento, Adam adota o nome artístico “Juhgo”, que mais tarde foi alterado para seu nome artístico atual “Dann”.
No decorrer de 2020, Adam começa a fazer experimentos como editor de audiovisual, tornando-se o editor oficial do selo de música Upaon Mundo, e trabalhando nos conteúdos visuais do próprio selo e de projetos como Capoeira by Pantera Black, Al 100% by Marvin Dali, Sad Boy by Gu7o, Sulamérica by Adnon, entre outras produções fora do selo.
Em 2021, Dann finalmente lança o seu single “Não Sou Trapstar” em todas as plataformas digitais. Com o nome da faixa alterado, o artista lança sua antiga composição de 2019 com o título “N.S.T”, as iniciais do nome original dado à música quando foi escrita. O artista lança o single no dia do seu aniversário e se presenteia com o lançamento da track nas principais plataformas digitais.
No mesmo ano, Adam começa a fazer parte de um projeto musical chamado “BankZ6”, um banco de dados de jovens artistas, que respiram e vivem a música no cenário underground brasileiro, com sonoridades diversas. E com Dann dentro do coletivo, o grupo tem sua primeira música escrita, gravada e produzida, “I Miss You (Feelings)”, que foi lançada em abril de 2022 em nome do coletivo “BankZ6”, com os artistas Yzzy, Dann, Abrak e TK. Ainda em 2021, Adam é convidado pelo poeta maranhense
P.F. a participar como guitarrista de sua performance artística chamada “Pala Y Fúria”. Com o convite aceito, Adam adota o alter ego “Fúria” para participar ativamente dos ensaios, apresentações e gravações do projeto, tornando-se mais um elemento desse espetáculo.
Em 2022, com os projetos “Pala Y Fúria” e “BankZ6” em andamento e depois de mais de 1 ano sem lançar projetos autorais, Dann sente a necessidade de abrir novamente as portas para novas faixas. Em julho, através do coletivo BankZ6, Dann lança seu single “Fantasmático” em todas as plataformas digitais, além do clipe oficial no Youtube, produzido e editado pelo próprio artista, e também inicia sua jornada juntamente do selo musical Upaon Mundo, lançando os singles “Gerar” e “Brutal Wear”, e em 2023, lança “Nirvana”, o último citado tendo pautas na rádio e televisão locais, e participando em Abril do “Podcast Garagem Alternativa”, juntamente com seu pai Adnon, que é artista musical ativo na cena de São Luís, também tendo matérias publicadas nos portais da Imirante.
Os lançamentos se alternaram entre músicas lançadas pela Upaon Mundo, e lançamentos realizados pela BankZ6, sendo esses outros lançamentos não listados ainda: “Cafuné”, “Safira”, “Droga de Amor” e o seu primeiro EP “FxxK Atenas”, que foi um projeto feito com a proposta de ser um experimento do artista, trazendo temáticas sobre a “Jamaica Brasileira” e explorando um pouco mais do Afrobeat/Afro Pop, contando com 5 faixas com feat’s locais e artistas do próprio coletivo BankZ6. O projeto extented play também gerou uma grande repercussão em sua terceira faixa, chamada “Mangue Seco”, cujo videoclipe hoje possui mais de 15 mil reproduções no YouTube.
Em 2024, Dann lança seu primeiro álbum musical, chamado “Love Hurts”, contando com 9 faixas, todas com visualizers editados pelo próprio artista, tendo 8 faixas produzidas pelo seu pai, Adnon, e uma faixa produzida no Black Room Studio, com seu tio, também produtor, Sandoval Filho. O álbum lançará novamente a faixa “Só Sei Falar de Amor”, originalmente postada em 2020, e contará com um feat com a banda “Soulvenir”, onde seu pai Adnon e seus tios Sandoval e Domingos performam. O álbum também contará futuramente com videoclipes, atendendo às músicas que tiverem mais sucesso entre o público ouvinte.
Desde o início de sua carreira, Adam faz participação em shows de artistas parceiros. Em 2019, no evento “Só Uma Panca Underbeat” (participação em show de Gu7o) e também acompanhando o coletivo Criola Beat na “Batalha Na Praça”, “Lançamento Mixtape Vol. 01” e “Criola Beat Live”. Em 2020, fez participação com “Beatshot Duo” no Talking Blues e Jukebox e participou da Live “Sobretarde & Amigos”. Em 2021, no evento “100 Cráudio”, com show da banda Casa Loca e convidados, em 2022 no evento “Funkinthehouse”, com participação no show de Gu7o e no ano de 2023 no evento “Bailão Nabuxk”, participando como guitarrista no show de Gu7o novamente.
As apresentações de seu trabalho autoral também começaram a surgir em dezembro de 2023, participando do line up do evento “Fetival Garagem Alternativa”, realizado dia 9 de dezembro, e colocando suas músicas para circularem dentro do nicho do metal na ilha de São Luís, participando dos eventos “Carna Heavy” e “Playlist do ADM”. Também foi anunciado no evento “Carna Alterna”, que faria parte da programação de pré-carnaval da cidade, porém, o evento foi cancelado por questões internas do setor da prefeitura responsável por parte da realização do evento.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: