André da RalpNet se consolida em Pinheiro
Nos dois principais cenários, espontâneo e estimulado, o empresário e Pré-Candidato André da RalpNet lidera com bastante vantagem sobre o segundo.
Uma nova rodada de pesquisa de opinião para prefeito(a) de Pinheiro, encomendada pelo jornal o Imparcial aponta crescimento da pré-candidatura do empresário André da RalpNet e ampla vantagem em ao relação ao segundo colocado, João Batista Segundo e os demais aspirantes à principal cadeira do Executivo da Princesa da Baixada.
Na Espontânea (quando não são apresentados os nomes dos postulantes) André contabiliza quase 40% das intenções de votos (39,92%), quase o dobro à frente do Segundo, que aparece com 21,66% das menções. Em terceiro, surge Dr. Kaio (10,55%), que substituiu a irmã Dra Thaiza como candidato do então prefeito Luciano Genésio. Os demais nomes citados na espontânea aparecem com menos de 2% das citações, a exemplo de Geraldo Junior, com 1,69% (quarto mais citado).
A liderança de André da RalpNet salta para 45,57% das intenções de voto quando a escolha é estimulada. Ou seja, quando o pesquisador menciona os nomes dos pré-candidatos e pede para o eleitor escolher apenas um deles. Neste caso, estaria eleito com folga se as eleições fossem hoje.
Em seguida, bem mais abaixo, aparece Segundo com 25,99%, seguido por Dr Kaio (12,81%) Geraldo Junior (2,82%), Coronel Senilson (2,45%), Filho de Coqueiro (2,07), Prof Dimas (1,69%). Josias do Açaí não pontuou. Nenhum deles (0,94%) e Não sabe/Não Opinou somaram 5,66%.
Em fevereiro, a primeira pesquisa registrada mostrava André liderando com 38,33% das intenções de votos. Em março, o número ampliou para 42,38% e agora mantém a crescente liderança com 45,57%.
PESQUISA ESTIMULADA: Se a eleição para prefeito(a) fosse hoje e os candidatos(a) fossem esses, em qual destes nomes o senhor(a) votaria?
A pesquisa registrada no Tribunal Superior eleitoral sob o Nº 09105/2024, foi realizada na sede e zona rural de Pinheiro, entre os dias 25 e 28 de maio, obtendo 531 entrevistados. O levantamento foi encomendado por O Imparcial junto ao Instituto INOP Previsão.
Pesquisa mostra Candidato do grupo do prefeito Luciano Genésio como líder em Rejeição
A pesquisa de opinião sobre a sucessão municipal em Pinheiro também ouviu os eleitores sobre o fator Rejeição aos pré-candidatos. Diante da pergunta “Se a eleição para prefeito (a) fosse hoje e os candidatos (as) fossem esses, em qual deste o senhor(a) não votaria de jeito nenhum?
Em primeiro lugar, Dr. Kaio aparece de longe como o mais rejeitado, com 52,73% dos entrevistados afirmando que não votariam no pré-candidato do prefeito Luciano Genésio em hipótese alguma. Segundo alguns especialistas em pesquisas eleitorais, percentuais elevados, acima de 35%/40% de rejeição costumam inviabiliza qualquer candidatura.
Bem mais abaixo, com percentuais considerados viáveis, surgem André da Ralpnet (15,63%), João Batista Segundo (8,10%), Filho de Coqueiro (3,39%), Geraldo Junior (3,01%), Josias do Açaí ((2,82%), Coronel Senilson (1,88%), Prof. Dimas (1,32%) e Não Sabe/Não Opinou (11,12%).