Vacinação da gripe é ampliada para pessoas acima de seis meses de idade no Maranhão
De acordo com a SES, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou a ampliação da faixa etária do público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza, com efeito a partir desta sexta-feira (3).
Agora, a vacinação está disponível para pessoas a partir de 6 meses de idade, com doses do imunizante prontas para serem administradas em unidades de saúde.
De acordo com a SES, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível.
A ampliação da vacinação para crianças a partir de seis meses tem como objetivo reduzir o número de internações, complicações e óbitos relacionados à doença.
Os locais de vacinação incluem unidades de saúde estaduais, como as Policlínicas Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão, além dos Hospitais Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira) e Aquiles Lisboa (Bonfim).
O horário de atendimento é das 8h às 18h durante a semana e, aos sábados, das 8h às 12h nas Policlínicas Cidade Operária e Vinhais.
Em São Luís, a vacinação está disponível nas unidades de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas unidades do Saúde na Hora aos sábados, das 8h às 12h.
Além disso, é possível se vacinar no São Luís Shopping, na saída E, ao lado dos caixas eletrônicos do BB, das 10h às 16h.
A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. Os principais sintomas da influenza incluem febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.
Os grupos prioritários para a vacinação contra influenza são:
- Crianças menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Trabalhadores da saúde
- Gestantes
- Puérperas
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas
- População quilombola
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das forças armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.