Ê, COREIRA!

Tambor de Crioula: grupos aquecem os tambores para as festas juninas em São Luís

Grupo Brilho da União se apresenta hoje (23), a partir das 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão

Créditos - CCVM no Instagram/Divulgação/Reprodução

Duas grandes referências do Tambor de Crioula no Maranhão, o Brilho da União e o Mimo de São Benedito — também conhecido como Tambor da Ivar Saldanha — marcam o início do aquecimento para as festas juninas deste ano, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM).

A partir das 19h de hoje (23), o Brilho da União rufa os tambores no pátio aberto do Centro. Vindos da da Vila Mauro Fecury I, em São Luís, grupo é uma referência no bairro, onde também possui um Bumba Meu Boi de mesmo nome e mais de 100 brincantes.

Fundado em 1984, o Brilho da União mantém a tradição repassada por dona Geralda Clemência Sá Santos, trazendo encanto e alegria por onde passa. (Mais após a imagem)

Coreiras do Brilho da União vão rodar as saias hoje à noite, a partir das 19h, no CCVM. Créditos – Brilho da União no Instagram/Reprodução

No último dia do mês, dia 31, é a vez do Tambor de Crioula Mimo de São Benedito. O grupo foi fundado em 1940 por Mestre Lauro. Após sua partida ficou aos comandos de sua viúva Maria da Paes.

Atualmente a turma da Ivar Saldanha ainda mantém o Bumba Meu Boi Mimo de São João e o Tambor de Crioula Mimo de São Benedito. (Mais após a imagem)

O Tambor de Crioula Mimo de São Benedito no CCVM em 2020. Créditos – CCVM/Reprodução

O CCVM fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís. A programação é gratuita e começa às 19h.

*Com informações da assessoria | CCVM

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias