Ministério Público do MA investiga sumiço de canhões de praça no Anjo da Guarda
A 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente instaurou um procedimento para apurar o caso
O Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) investiga o desaparecimento de canhões históricos que estavam instalados na praça Dr. Carlos dos Reis Gomes Macieira — a Praça do Canhão —, localizada no bairro Anjo da Guarda, em São Luís.
Em enviada a O IMPARCIAL, o MP-MA informou que a 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente instaurou um procedimento para apurar o caso. Símbolos históricos da região, os canhões desapareceram da praça, causando preocupação na comunidade local.
O local — outrora ponto de referência histórica e turística — agora se encontra vazio, gerando questionamentos sobre a segurança do patrimônio histórico da cidade. A praça foi fundada em 1979 pelo então governador João Castelo, e o prefeito Mauro Fecury.
A investigação começou após conversão da Notícia de Fato nº 001654-509/2023 em Inquérito Civil pelo Promotor de Justiça Cláudio Rebelo Correia Alencar.
A decisão de converter a notícia em inquérito foi tomada com base na Resolução nº 23 do Conselho Nacional do Ministério Público, visando apurar os fatos relacionados ao desaparecimento dos canhões.
A portaria emitida pelo Ministério Público determina que sejam adotadas diversas providências, incluindo o registro no Sistema Integrado do Ministério Público, a publicação da portaria e a conclusão do Inquérito Civil no prazo de um ano.