Caso Domingos Paz será resolvido em 90 dias
Presidente da Comissão Processante que analisa as denúncias de assedio sexual contra o parlamentar, afirmou a O Imparcial, que o processo será tratado com imparcialidade.
Com a missão de analisar o relatório da Comissão de Ética da Casa Municipal Legislativa, a respeito de denúncia formalizada contra o vereador Domingos Paz (DC), o vereador Francisco Carvalho (PSDB), que vai presidir os trabalhos de investigação, revelou em entrevista a O Imparcial, que a comissão tem 90 dias para concluir a análise do caso e apresentar parecer pela cassação de Domingos Paz ou pelo arquivamento do processo. O vereador foi acusado foi acusado formalmente por suposta denúncia de assédio sexual, estupro de vulnerável e ameaça.
Advogado, auditor fiscal do Município, Chico Carvalho que está com 77 anos, exerce o cargo de vereador há oito mandatos, dentre os quais, por seis anos consecutivos, foi presidente da Câmara Municipal de São Luís. o parlamentar que atualmente é o presidente municipal do PSDB na capital maranhense também falou sobre o cenário eleitoral do partido para 2024, expetativa para um nono mandato e seus projetos para São Luís. Confira a entrevista na íntegra.
O IMPARCIAL – De que forma o PSDB está se preparando para as eleições municipais de São Luís?
Nós não formamos um quadro. Formamos um baita de um quadro com nomes já bastante conhecidos e vamos sair com 32 pré-candidatos, destes dez serão mulheres. Ainda temos algumas pessoas filiadas que falta conversar para definir a candidatura ou não como é o caso do ex-delegado de polícia, Aldir Teixeira, do pastor Fábio Leite, além de outros que podem fortalecer ainda mais o nosso quadro de pré-candidatos.
Francisco Carvalho – Qual o maior desafio que o PSDB vai enfrentar na capital?
O PSDB é um partido grande que tem um fundo partidário que nos deixa em pé de igualdade diante das outras forças políticas adversárias como o PSB, PP, MDB. E vamos lutar para termos um bom resultado nas urnas nestas eleições.
Oito legislaturas consecutivas como vereador na ilha
Hoje o PSDB é federado ao Cidadania. Como está esse diálogo entre as legendas com foco nas eleições 2024?
Temos um relacionamento muito bom com o presidente do Cidadania Eliel Gama e com o presidente estadual do PSDB, o secretário-chefe da Casa Civil do governo do Maranhão, Sebastião Madeira. Temos conduzido este processo eleitoral de forma tranquila e todas as decisões são tomadas de comum acordo. Já nos reunimos com todos os pré-candidatos e com os presidentes tanto do Cidadania quanto do PSDB e tudo ocorreu dentro da normalidade. E estamos conversando com a presidência nacional dos partidos para fortalecer a federação para a eleição de 2024.
O senhor já passou por oito legislaturas e vai disputar a nona. O que a população da ilha pode esperar do senhor após oito mandatos parlamentares consecutivos?
Sou um homem que respeita a nossa população, um homem cristão, que defende a família e que tem grandes projetos aprovados na Câmara Municipal de São Luís e que com certeza continuará dando a sua contribuição como parlamentar principalmente a população que mora em bairros periféricos de nossa cidade.
Com 32 anos de atuação como vereador da Câmara de São Luís existe algum momento que lhe marcou durante toda essa jornada?
Eu digo sempre para todo mundo que me pergunta sobre isso e eu responde que: “Eu sou a experiência que se renova”. Eu procuro sempre me atualizar, estudar. Semana passada dizemos aqui no partido vários encontros em grupos divididos em seis para uma formação com palestras de marqueteiros que estão ensinando como se grava um vídeo, como se fala em público, como se faz uma reunião online e tantos outras coisas. A princípio eu não queria ser político quando eu comecei essa trajetória. Mas a pressão de alguns amigos como Zé Bento Neves, de Luiz Rocha que na época era governador do estado do Maranhão me incentivaram. Eu vi muita coisa boa e ruim durante todo este tempo nesta cidade que eu nasci, me criei e ajudei a desenvolver. Então eu resolvi abraçar tudo isso e hoje posso dizer que sou um político convicto e faço isso todos os dias de minha vida sempre ajudando o próximo.
Qual o projeto de Lei de sua autoria que ainda não foi implementado e que o senhor acha fundamental para a cidade ?
Eu não morro sem ver a entrada de São Luís na Estiva mais atrativa para quem chega e para quem sai. Um portal de entrada de nossa cidade seria muito bem-vindo como uma praça voltada para a juventude para que quando as pessoas fossem chegando em São Luís se sentissem realmente acolhidas. Fora isso, temos vários bairros na cidade tanto da periferia quanto do centro precisando de asfalto e de outros serviços de infraestrutura, de áreas de lazer, e isso nós vamos defender ainda nesta legislatura e também na próxima.
O senhor é presidente da Comissão Processante que investiga a suposta denúncia de assédio sexual contra o vereador Domingos Paz. De que forma a comissão tem conduzido esse processo ?
Nós vamos presidir esta comissão com imparcialidade. Sou um homem cristão e que defende a família. Nós vamos analisar todo o processo que já está em minhas mãos. Esta documentação que já estou de posse foi elaborada pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de São Luís. Vamos analisar estes documentos um por um. Fazer se possível acareações. E com certeza vamos ser isentos de qualquer parcialidade.
Existe a possibilidade da conclusão deste processo antes das eleições municipais de 2024 que estão marcadas para o próximo dia 2 de outubro. Qual o prazo regimental dado para a comissão apurar esta denúncia contra o parlamentar?
Nós temos um prazo de até 90 dias. Todos nós vereadores da Câmara de São Luís vamos participar de uma campanha eleitoral este ano. A nossa intenção é terminar o mais breve possível essa CPI que é benéfica para todos nós, inclusive para o próprio Domingos Paz. Eu não tenho nada contra ele que é nosso colega no parlamento da Câmara Municipal de São Luís. Vou repetir que vamos trabalhar com imparcialidade para que tudo seja esclarecido dentro deste processo. Óbvio que vamos obedecer o que diz o Decreto Lei, Nº 201/67. Ou seja, a comissão tem 90 dias para concluir a análise do caso e apresentar parecer pela cassação de Domingos Paz ou pelo arquivamento do processo.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: