BILHETAGEM

Braide diz que acionou Procuradoria e ordenou auditoria para migração de créditos

Em pronunciamento, o Prefeito de São Luís informou que tomou medidas para poupar passageiros de transtornos na captital

Prefeitura de São Luís inicia o prazo para recadastramento no sistema de meia-passagem (Foto: Reprodução)

Na noite desta última segunda-feira (27), o prefeito de São Luís – Eduardo Braide – anunciou que acionou a Procuradoria Geral do Município e determinou auditoria para a migração de créditos do antigo para o novo sistema de bilhetagem nos ônibus. Braide fez o anúncio em suas páginas oficiais nas redes sociais.

Durante [esta segunda], recebi muitas reclamações de que, com a mudança do sistema de bilhetagem, várias pessoas perderam seus créditos. Essa decisão é arbitrária e abusiva por parte dos sindicatos que representam os operadores das empresas de ônibus. A Prefeitura de São Luís não aceitará este tipo de condita. Já acionei a Procuradoria Geral do Município e determinou auditoria para a migração dos créditos do antigo para o novo sistema.

Eduardo Braide em comunicado oficial

Em contrapartida, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) anunciou que, a partir de ontem (27), os ônibus do transporte público de São Luís e Região Metropolitana já passariam a circular com os novos validadores de cartões da Bilhetagem Eletrônica – novo sistema que vem sendo implantado desde julho de 2023.

Em comunicado enviado à imprensa, a entidade garantiu que todos os saldos válidos existentes nos cartões de transporte antigos foram transferidos automaticamente para os novos cartões, “não sendo necessário, portanto, os usuários se dirigirem aos postos do SET para fazerem a transferência de saldos”.

“A recarga também pode ser feita nos próprios ônibus. Os usuários que utilizam vale transporte devem receber seus novos cartões na próprias empresas onde trabalham”, finaliza a nota do sindicato.

O SET informou ainda os locais e horários de funcionamento dos postos de entrega de cartões

  • Terminal de Transporte da Praia Grande ( idosos e aposentados) – Horário: Das 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
  • Central de Atendimento do Parque do Bom Menino (pessoas com deficiência) – Horário: Das 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
  • Central do Estudante do Apeadouro ( meia passagem) – Horário: Das 8h às 17h (segunda a sexta-feira)
  • Sede do SET – Apicum (Cartão Passe Fácil) – Horário: Das 8h às 17h ( segunda a sexta-feira)
  • Usuários de vale transporte – recebem seus novos cartões nas próprias empresas onde trabalham

Decisão judicial

No último dia 17 de maio, o juiz Douglas de Melo Martins – titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís – determinou que a Prefeitura de São Luís e o SET realizassem o imediato desbloqueio dos cartões de transportes (passe livre, meia passagem, cartão transporte) que foram bloqueados para a transição do Sistema de Bilhetagem Automática.

Denúncias de usuários do transporte público relataram que passageiros chegaram a perder até R$ 6 mil em créditos durante a transição para o novo sistema de bilhetagem eletrônica.

O Procon-MA também fez parte da ação e relatou que agentes do órgão estiveram no Terminal de Integração da Praia Grande, em razão de denúncias de bloqueios indevidos nos cartões de transporte.

No local, os agentes encontraram longas filas de usuários aguardando atendimento, bem como uma série de irregularidades.

Chegando lá, constatamos a formação das filas, o desrespeito às normas de prioridade e outras irregularidades, como vícios de informação que configuram falha na prestação do serviço, ferido as normas de defesa do consumidor”, explicou a presidente do Procon-MA, Karen Barros, em pronunciamento feito no último dia 15 de maio.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias