maio amarelo

Acidentes de moto já vitimaram 163 pessoas em 2024

Em 2023, 27% das vítimas tinham entre 20 e 29 anos, e em 2024, 24% estavam na faixa dos 40 aos 49 anos.

Reprodução

Os dados do painel Monitora Saúde Maranhão (atualizados até 17.04) apontam que a taxa de Mortalidade por Acidente de Trânsito com Moto no Maranhão neste ano de 2024 é de 2.32 para cada 100 mil habitantes. No ano passado essa taxa bateu 11.27, e em 2022, 10.19. Em números reais, em 2023,  813 motociclistas foram a óbito, sendo 717 homens e 96 mulheres. Em  2024, até então, já foram 163 vítimas, sendo 145 homens e 18 mulheres.

Em 2023, 27% das vítimas tinham entre 20 e 29 anos, e em 2024,  24% estavam na faixa dos 40 aos 49 anos. A fonte é do Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM.

Acidentes envolvendo motociclistas são corriqueiros na malha viária. Em abril passado, um motociclista morreu após sofrer acidente de trânsito na avenida Lourenço Vieira da Silva, próximo à barraca de pau no bairro  Cidade Operária, em São Luís. O motociclista, de 30 anos, colidiu em outra moto que estava na sua frente e foi atropelado por um carro de passeio que estava atrás.

Ainda em abril, em um único final de semana foram registrados três acidentes na capital. Uma pessoa morreu após uma moto bater em um veículo de passeio na região da Estiva, BR-135. Em um outro acidente, um motociclista morreu e outro ficou ferido em sinistro próximo à Barragem do Bacanga. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi registrado como queda de ocupante de veículo.

O Movimento Maio Amarelo que acontece anualmente em todo o Brasil, intensifica ações e iniciativas para sensibilizar e conscientizar a população sobre a relevância de comportamentos responsáveis no trânsito. No Maranhão, o governo do estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realiza o Movimento com ações educativas. Dentre elas:  Instalação de totens educativos nas principais vias da Grande Ilha; Projetos Detran na Estrada; Detran em Ação; Direção Certa; Detran Volante; Se Liga na Via; Detran Cultural; Conhecendo o Detran; Detran Vai à Escola; e Detran Solidário.

De acordo com o órgão, em 2023, o Detran-MA realizou  974 ações, incluindo mais de 110 blitz educativas e mais de 130 abordagens.

Na capital, São Luís, a campanha Maio Amarelo, realizada pela Secretaria Municipalde Trãnsito e Tranporte também trabalha na educação para o trânsito, com ações intensificadas nas principais ruas e avenidas de São Luís, e ainda em escolas públicas e particulares, empresas privadas, Tribunal de Contas, Shopping da Ilha, Hospital Socorrão I e Universidade CEUMA.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias