Fenômeno erosivo

Voçorocas ameaçam engolir casas em Buriticupu

A cidade enfrenta há pelo menos três décadas o avanço de aproximadamente 26 voçorocas.

Reprodução

As intensas chuvas que assolam o estado do Maranhão estão desencadeando uma série de problemas, desde a interdição de estradas até a expansão das voçorocas no município de Buriticupu.

Um vídeo viralizado nas redes sociais mostra uma dessas voçorocas avançando pela cidade, ameaçando engolir casas na região.

Como resultado, moradores tiveram que abandonar suas residências, enquanto clamam por intervenção das autoridades.

Buriticupu é um dos 19 municípios em situação de emergência devido às chuvas, que causam o transbordamento de rios, alagamentos, enchentes e danos às estradas.

A cidade enfrenta há pelo menos três décadas o avanço de aproximadamente 26 voçorocas, gerando preocupação entre os habitantes.

Em maio de 2023, uma casa foi tragada por uma dessas crateras, mas felizmente sem vítimas, pois já havia sido evacuada.

Em outro caso, um policial militar aposentado, conhecido como José Ribamar Silveira, caiu em uma voçoroca com seu carro, sendo resgatado horas depois com fraturas, evidenciando os perigos desses fenômenos.

O termo “voçoroca” refere-se ao fenômeno erosivo que atinge o lençol freático, conforme explicado pelo professor Marcelino Silva Farias, da UFMA.

Ele aponta a falta de planejamento urbano como um dos principais fatores para o agravamento do problema, ressaltando a influência das chuvas intensas, do relevo da região e da ação humana no aceleramento das voçorocas.

A presença de cidades construídas em áreas inadequadas e sistemas de pavimentação deficientes também contribuem para a situação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias