Secretaria de Saúde do Maranhão amplia faixa etária para vacinação contra a dengue
Essa decisão segue a Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão anunciou a ampliação do público-alvo para a vacinação contra a dengue, agora incluindo pessoas de 6 a 16 anos. Essa decisão segue a Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde.
Os municípios também têm a opção de ampliar a faixa etária para 4 a 59 anos e 11 meses, utilizando doses válidas até 30 de abril de 2024.
A SES assegurou que o Ministério da Saúde providenciará a segunda dose para aqueles que forem vacinados conforme essa nova recomendação.
Diversas cidades maranhenses já receberam doses da vacina contra a dengue, incluindo São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Alcântara, São Mateus, Timon, São João dos Patos, Monção, São Pedro dos Crentes, Barra do Corda, Bacabal, Imperatriz, Sítio Novo e Santa Luzia do Paruá.
Vacinação em São Luís
A Prefeitura de São Luís também anunciou a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue na capital. Agora, indivíduos de 9 a 14 anos podem receber a vacina.
A imunização está disponível em unidades de saúde do município e no São Luís Shopping, no bairro Jaracaty, nos seguintes horários:
- Unidades Básicas de Saúde, Ambulatório de Especialidades Médicas Dr. Paulo Ramos e APAE: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
- Unidades Saúde da Hora: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h;
- São Luís Shopping: de terça a sábado, das 10h às 16h.
Para receber a vacina, os menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais e apresentar cartão de vacinação, documentos de identificação do responsável e da criança, além do comprovante de residência.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), até o momento, foram aplicadas 17.851 doses da vacina QDENGA em São Luís.