Benefícios

Novos profissionais de almoxarifado foram entregues ao mercado na parceria entre Ligga – Porto São Luís e SENAI-MA

A LIGGA completou 10 turmas de cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente às comunidades.

Reprodução

A Ligga – Porto São Luís, segue com uma forte atuação em relevantes projetos de responsabilidade social empresarial, com destaque para os programas de capacitação profissionalizante, beneficiando diretamente pessoas das comunidades vizinhas ao empreendimento, moradores do Cajueiro e Mãe Chica (Vila Maranhão), e de bairros adjacentes.

Na última quarta – feira (27.03) a sede do empreendimento na Vila Maranhão foi palco de um evento mais que especial: A formatura dos alunos de duas turmas do curso profissionalizante de Almoxarife, promovidos pela Ligga – Porto São Luís em parceria com o SENAI-MA. Com essa formatura, a Ligga chegou ao marco de 10 turmas de cursos profissionalizantes concluídos e ofertados à comunidade gratuitamente, com muito sucesso e alta demanda.

“Hoje chegamos às dez turmas do projeto Ligga Capacita. Graças a essa parceria com o SENAI-MA atingimos o marco de mais de 200 pessoas formadas nas comunidades de Cajueiro, Mãe Chica e adjacências; entregando ao mercado de trabalho local profissionais altamente qualificados. Continuamos trabalhando para que em 2024 possamos ofertar mais cursos que ampliem possibilidades de melhorar a vida de mais pessoas” ressaltou Lívia Cândice, Coord. Social da Ligga

Dessa vez, foram entregues ao mercado 41 novos profissionais almoxarifes formados com a excelência técnica do SENAI. E um dado que chama a atenção foi o forte protagonismo feminino nessas duas turmas, onde 95% dos formandos são mulheres. São mães e líderes de família que já sonham com futuras oportunidades profissionais em uma área de suma importância para as empresas.

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a eficiência operacional também depende da figura do almoxarife, que garante a fluidez e a eficácia dos processos internos, especialmente no que diz respeito à gestão de estoques e controle de insumos. O almoxarife é, portanto, um profissional essencial para os processos logísticos, pois é responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição de materiais.

Assegura o abastecimento adequado para a continuidade operacional, e ainda contribui para a redução de custos, evitando perdas e excessos desnecessários. A professora Luziane Alves, do curso de gestão do SENAI-MA elogiou a iniciativa da Ligga na promoção dos cursos profissionalizantes: 

“É fundamental que as empresas, a exemplo da Ligga, tragam essas oportunidades para dentro das comunidades. Isso ajuda no crescimento e desenvolvimento, tanto pessoal, quanto profissional das pessoas dessas comunidades. Essa parceria da Ligga com o SENAI é louvável e de muito impacto positivo na vida de diversas pessoas” declarou ela.

“Já formamos mais de 200 pessoas em um total de 10 cursos profissionalizantes que a Ligga – Porto São Luís ofertou gratuitamente às comunidades do seu entorno, nessa parceria com o SENAI-MA.

Isso representa um enorme ganho para o mercado de trabalho local, e também, na qualidade de vida de muitas famílias” completou Rogério Garcez, responsável pela área de Relações com o Mercado do SENAI-MA. Um bom exemplo de quem realmente está mudando de vida e aproveitando as oportunidades ofertadas pela Ligga é Carla Bastos da Costa, de 35 anos.

Ela é casada, possui três filhos e sonha em oferecer a eles uma boa educação e mais conforto. Para isso, tem se capacitado e já fez seis cursos ofertados pela Ligga. Como não tinha qualificação formal até então, nunca teve a carteira assinada, sempre trabalhando como autônoma. Mas agora, sobram qualificações e oportunidades, inclusive uma proposta formal de emprego:

“Com essas qualificações eu espero conseguir uma renda melhor e oferecer um futuro digno aos meus filhos. E sou muito grata à Ligga por todas as oportunidades que tive com os cursos que fiz. De cada um já tirei muito proveito. Com o curso de Doces e Salgados aprendi receitas que faço para a família e para vender e um dia ainda vou montar minha padaria. Com o curso de Gestão de Negócios aprendi a organizar minhas finanças, como colocar preço na macaxeira que eu planto para vender por exemplo. Já com o curso de Mestre de Obras consegui eu mesma fazer o reboco da minha casa, o chão e o banheiro também e economizei muito pra melhorar minha casa. Do curso de Bombeiro Hidráulico, já ganhei dinheiro, fazendo a instalação hidráulica de uma vizinha. E agora com o Curso de Almoxarife ampliei minha qualificação e já tenho uma entrevista de emprego marcada. Eu que nunca trabalhei de carteira assinada por não ter qualificação, agora me sinto super qualificada em várias áreas e minha auto-estima está lá em cima, assim como meus sonhos para crescer na vida” disse orgulhosa a mais nova almoxarife formada pelo SENAI-MA e pela Ligga.

Laurilene Santos, 31 anos é dona de casa e nunca teve um emprego formal, mas com a formatura agora está animada com o futuro e sua entrada no mercado de trabalho: 

“Quero me empregar nessa área e agradeço muito à Ligga – Porto São Luís por essa oportunidade, que realmente foi especial para mim. Pela dificuldade do transporte aqui na região, eu não teria como fazer esse curso fora da comunidade, pois não teria como deixar meus dois filhos por tanto tempo. O curso foi excelente, com muita prática e me sinto bem preparada para entrar no mercado de trabalho. Nossa comunidade é muito carente então cada curso oferecido nos ajuda a melhor de vida” declarou Laurilene.

O Pres. da União de Moradores “Proteção de Jesus” do Cajueiro, Davi de Jesus Sá elogia a atuação da empresa:

 “A nossa Associação valoriza muito essas iniciativas da Ligga, pois faltavam essas oportunidades aqui na comunidade. Damos o maior apoio ao que tem sido feito, pois cada curso realizado significa melhoria para a vida de muitas famílias. E a empresa futuramente também poderá se beneficiar dessa mão de obra qualificada, assim, todos ganham” reforçou seu Davi.

O Ger. de Implantação da Ligga – Porto São Luís José Valentim destaca a missão social da empresa, que tem sido cumprida através da capacitação e desenvolvimento das pessoas das comunidades vizinhas: 

“É muito importante esse momento para a empresa, pois chegamos a dez turmas de cursos profissionalizante realizados na comunidade. Estamos deixando um forte legado de transformação social na região e essa é a nossa contribuição para a sociedade” reforçou Valentim.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias