INSS

Maranhão recebeu 2.099 benefícios em decorrência de Transtornos Mentais

Esse dado representa um aumento de 61% em benefícios, comparando-se aos números de 2022.

Reprodução

Em 2023, o Maranhão recebeu 34.162 benefícios por incapacidade temporária concedidos pelo INSS. Desses, 2.099 em decorrência de Transtornos Mentais e Comportamentais (Capítulo V da CID 10).

Em 2022 foram 20.654 benefícios no total, e 1.301 pelo motivo espedífico mencionado, o que representa um aumento percentual, nesse caso, de benefícios totais, em 65%; e em decorrência de Transtornos Mentais e Comportamentais, mais de 61%.

Transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho são aqueles resultantes de situações do processo de trabalho, provenientes de fatores pontuais como exposição a determinados agentes tóxicos, até a completa articulação de fatores relativos à organização do trabalho, como a divisão e parcelamento das tarefas, as políticas de gerenciamento das pessoas no trabalho e a estrutura hierárquica organizacional”.

Um ambiente de trabalho inadequado, organização inadequada das atividades, pouca ou nenhuma valorização do trabalhador, participação insatisfatória nas decisões, baixa remuneração, acidentes de trabalho, obrigação de cumprir metas abusivas, cobrança, pressão das chefias por mais produtividade, dentre outros, são aspectos do trabalho que contribuem para as alterações da saúde mental do trabalhador.

Será que dá para alinhar sucesso profissional e bem estar mental?

O ambiente de trabalho é sinônimo de busca por produtividade e um meio de ganhar o sustento de todo dia, mas pode ser também, um terreno fértil para ansiedade e estresse. Quando as cobranças afetam muito mais que o desempenho de um funcionário, é preciso estar atento.

Bater metas, entregar resultados e receber cobranças fazem parte da rotina normal de qualquer funcionário. Mas a coordenadora e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Fernanda Zeidan, alerta para o adoecimento causado por altas cargas de trabalho.

“Com a tecnologia, temos uma grande fluidez de informações. Então, o sujeito se sente obrigado a responder e dar conta de conteúdos na mesma velocidade. O que nem sempre é possível”, explica.

Saúde, família e outras questões da vida pessoal do trabalhador também podem agravar o estado mental, além do acúmulo de funções.

“É preciso um olhar apurado e sensível ao estado de sofrimento daquele colaborador que se sente sobrecarregado. Cobranças sempre vão existir. Mas é preciso entender como lidar com essa realidade da melhor forma possível no ambiente de trabalho”, afirma a psicóloga.

Identificada com Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional (disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade), a analista operacional de uma grande empresa no Maranhão, que quis se identificar apenas como Beatriz, precisou ficar afastada das suas funções para se tratar. Segundo ela, vários foram os aspectos que a levaram a um esgotamento.

“Quando você menos percebe, você está pegando tarefas demais, tendo que dar resultados imediatos, tendo que lidar com várias situações que são atribuídas, mas que demadam uma sobrecarga, aí você acaba envolta em uma situação que não é legal”, comenta.

Dicas da especialista

– Conheça a si mesmo e identifique seus limites. “É importante aprender, inclusive, a estabelecer as suas próprias metas e prioridades para lidar melhor com as demandas que recebe”, afirma Fernanda.

– Delegar é possível. Não tome todas as demandas para si, aprenda a dividir as tarefas que forem possíveis com a equipe;

– Tente ver o lado positivo. Entenda que, às vezes, vai ser necessário realizar demandas diferentes daquelas às quais você está acostumado. “Isso pode fazer aflorar seu processo de criatividade, além de ajudar a descobrir habilidades novas e talvez até recolocações profissionais”, finaliza a professora.

Dados nl Maranhão

– Total de benefícios por incapacidade temporária concedidos em 2022 – 20.654

– Total de benefícios por incapacidade temporária concedidos em 2023 – 34.162

Principais doenças que geraram concessão de benefícios por incapacidade em 2023

  • Transt de Discos Intervertebrais – 1.496
  • Transt Disco Lombar Outr Intervert Radi – 1.060
  • Dor Lombar Baixa – 710 Leiomioma do Útero – 658
  • Outr Transt Articulares – 602
  • Fratura da Perna Incluindo Tornozelo – 459
  • Dorsalgia – 352
  • Colelitiase – 342
  • Hernia Inguinal – 345
  • Lumbago c/Ciática – 326
  • Fratura da Clavícula – 324
  • Fratura da Extremidade Distal do Radio – 274
  • Transt Internos dos Joelhos – 256
  • Frat do Antebraco – 240
  • Leiomioma do Útero Ne – 225
  • Transt Misto Ansioso e Depressivo -217
  • Gonartrose – 210
  • Apendicite Aguda – 209
  • Episodios Depressivos – 207
  • Fratura da Diafise da Tíbia – 207

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias