Evento

Lançamento do livro “Agenda 2030: a tecnologia a serviço da consensualidade no acesso à Justiça”, nesta quarta-feira (17)

O livro trata da Importância da Agenda 2030 para toda a humanidade e, sobretudo, ao Poder Judiciário maranhense.

O livro é de autoria de Manoel Ferreira Ramos, pela Editora Lumen Juris,

Nesta quarta, 17, às 9h, na Galeria de Arte do Fórum Desembargador Sarney Costa, acontece o lançamento o livro “Agenda 2030: a tecnologia a serviço da consensualidade no acesso à Justiça”, do autor Manoel Ferreira Ramos, pela Editora Lumen Juris, com prefácio do Dr. Cássius Guimarães Chai e apresentação do Dr. José Cláudio Pavão Santana.

O livro trata da Importância da Agenda 2030 para toda a humanidade e, sobretudo, ao Poder Judiciário maranhense, que foi o primeiro Tribunal de Justiça do mundo a aderir à Agenda 2030, se comprometendo em desenvolver ações para melhoria da prestação jurisdicional, a partir da análise dos dois últimos Planos de Gestão do TJMA e de como as audiências de conciliação realizadas pelo  1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos (1º CEJUSC) mostrou-se como ação concreta para estimular a consensualidade.

A obra destaca o acesso à Justiça como uma necessidade constante do Poder Judiciário frente a população. Sendo que, anteriormente as partes buscavam o Judiciário a fim de ingressar com processo e ter como resultado uma indenização. Atualmente, as pessoas não estão atrás disso como uma prioridade. Elas querem resolver não só o processo, mas também o conflito, ou seja, as partes querem participar efetivamente do resultado da demanda e não somente receber uma decisão do juiz para cumprir.

O texto faz uma costura acerca da Agenda 2030, que é um pacto internacional assinado em 2015 pelo Brasil e por mais 192 países, na Sede da Organização das Nações Unidas (ONU), que resultou nos 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS), por meio de 169 metas a serem cumpridas até o ano de 2030, cujo objetivo é atingir a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta. Destacando como a utilização da tecnologia ajudou no enfrentamento da chamada “crise do Judiciário”.

Para maiores informações: Manoel Ferreira Ramos, fone/whatsapp 98987018014, e-mail manoelframos@gmail.com

Minicurrículo: Graduado em Direito pela Universidade Ceuma. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. MBA em Administração Judiciária pela Escola de Negócios Excellence – ENE. Pós-graduação em Teoria e Prática da Decisão Judicial, pela Escola de Magistratura do Maranhão – ESMAM. Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Instrutor do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais, pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão – ESMAM. Formador credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados ENFAM. Professor da Faculdade Laboro. Mediador e Conciliador inscrito no Cadastro Nacional do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão – TJMA. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Direito e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Direito – PPGDIR da UFMA.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias