não especificou quais órgãos

Governo Federal anuncia novos concursos federais para 2024

Esther Dweck, Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, revela planos durante entrevista à TV Brasil.

A ministra também mencionou a possibilidade de novas ofertas de vagas através de um novo Concurso Nacional Unificado. (Foto: Internet)

O governo confirmou hoje que novos concursos públicos federais serão autorizados em 2024. A Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou a medida, mas não especificou quais órgãos abrirão editais este ano.

Durante uma entrevista à TV Brasil no programa “Bom Dia, Ministra”, Dweck revelou: “Teremos autorização para novas vagas este ano, além de alguns provimentos adicionais. Recentemente, autorizei, por exemplo, o caso da Polícia Penal, a pedido do Ministro Lewandowski, devido à emergência em Mossoró, RN. Em outras áreas, também estamos autorizando provimentos de concursos anteriores.”

A ministra também mencionou a possibilidade de novas ofertas de vagas através de um novo Concurso Nacional Unificado. Ela explicou que a decisão sobre a forma de oferta, seja individual ou através do CNU, dependerá do orçamento da União. “Estamos estudando como torná-lo uma forma frequente de ingresso no serviço público brasileiro, torná-lo perene”, afirmou Dweck.

A ministra também mencionou a possibilidade de novas ofertas de vagas através de um novo Concurso Nacional Unificado. (Foto: Internet)

Na mesma entrevista, a ministra comentou sobre as negociações salariais entre o governo e sindicatos de servidores públicos federais. Embora tenha afirmado que não há espaço para iniciar reajustes salariais neste ano, revelou que o governo discute aumentar a reposição salarial prevista, começando os pagamentos no ano que vem.

A porcentagem seria maior que os previstos 19%, que incluem os mais de 9% já concedidos em 2023, os 4,5% previstos para 2025 e os 4,5% previstos para 2026. Algumas categorias do funcionalismo público estão em greve, como os servidores técnicos da educação federal, enquanto outras estão próximas de iniciar uma paralisação, como é o caso de algumas categorias de professores de universidades federais, que planejam interromper as atividades no dia 15/4.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias