MEDIDAS

Governo e Iphan assinam termo de cooperação para reforma do Centro Odylo Costa Filho

Artistas maranhenses iniciaram campanha nas redes sociais pela recuperação do espaço, tombado pelo Iphan.

Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Foto: Reprodução)

Diante das recentes denúncias de vandalismo e repercussão nacional devido ao abandono do local, o Governo do Estado do Maranhão e o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram um termo de cooperação técnica que possibilitará a reforma do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Centro Histórico de São Luís.

O ato foi realizado na tarde desta quarta-feira (17) no Palácio dos Leões com a presença de representantes de diversos órgãos da administração estadual. No último dia 15, a Justiça do estado ordenou uma investigação sobre o abandono do Centro.

“O Iphan fez conosco um termo de cooperação cedendo um projeto que já existia naquele órgão, pré-aprovado no PAC em 2015, para que a gente possa atualizar e iniciar a obra. É mais um ato concreto do Governo Carlos Brandão para a recuperação do Centro Odylo Costa Filho que será transformado em um centro de arte e educação e vamos recuperar o auge desse importante equipamento cultural”, afirmou o governador em exercício, Felipe Camarão.

Como centro de arte e educação o espaço voltará a ofertar oficinas e também serão ministrados cursos técnicos, além de atividades práticas de arte e educação a partir da revitalização de todos os espaços do prédio.

Nas mídias sociais, artistas maranhenses iniciaram uma campanha em apelo pela recuperação do Odylo. Uma das requisições é a responsabilização dos agentes que permitiram a degradação do espaço, tombado pelo Iphan.

Arte do designer Guilherme Cerveira faz apelo pela recuperação do Centro. Créditos: Instagram/Reprodução

A superintendente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Lena Fernandes, ressaltou que além do projeto de reforma doado ao Governo do Estado, o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho também foi contemplado no PAC Seleções com projetos complementares que vão garantir equipamentos essenciais para as atividades no prédio.

“Temos ainda o PAC Seleções por meio do qual o Odylo foi contemplado com projetos complementares que são projetos de sonorização, acústica, dentre outros, e com essa ação com o Estado será inaugurado um equipamento de cultura novo e condizente com o que a cidade merece”, destacou a superintendente.

A reunião também contou com a participação dos representantes das secretarias estaduais de Infraestrutura (Sinfra), Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Governo (Segov), Administração (Sead), Monitoramento de Ações Governamentais (Semag) e Educação (Seduc).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias