Inquérito

Fribal encaminha ao MPMA informações sobre denúncias de práticas comerciais abusivas

Instaurado no dia 26 de março, o inquérito apura denúncia encaminhada ao Ministério Público sobre ‘supostas’ violações de normas praticadas pela Fribal.

Reprodução

O grupo Fribal encaminhou expediente ao Ministério Público do Maranhão (MPMA) com informações preliminares a respeito das investigações que estão sendo feitas pela 11ª Promotoria Especializada na Defesa do Consumidor, no centro de um inquérito civil público.

Instaurado no dia 26 de março, o inquérito apura denúncia encaminhada ao Ministério Público sobre ‘supostas’ violações de normas praticadas pela Fribal (Rio Grande Comércio de Carnes Ltda.), Frigotil (Frigotil Frigorífico de Timon S/A.), Fribal Franchising Ltda. – EPP e Mateus Supermercados S/A”.

Pesam contra as empresas, “possíveis práticas comerciais abusivas de exigência de vantagem manifestamente excessiva e elevação de preços da carne bovina, sem justa causa, no mercado de consumo maranhense”.

Diz ainda que a denúncia “indica uma espécie de acordo entre os frigoríficos no que se refere ao valor cobrado pela carne bovina aos consumidores do Estado”, o que “será devidamente investigado pelo MPMA para posterior elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou de uma Ação Civil Pública, caso comprovadas as irregularidades”.

A Fribal informou por meio de nota nesta quinta-feira (4), que diante dos fatos encaminhamos à imprensa pelo MPMA, que “não pratica e em nenhum momento praticou qualquer ato de cartelização do preço da carne, tratando-se de denúncia(que chegou ao Ministério Público) absolutamente infundada e, portanto, improcedente”.Diz a Fribal que é uma empresa genuinamente maranhense, especialista em carne, e que opera no mercado da proteína animal há quase 40 (quarenta) anos, “sempre tendo como metas qualidade e respeito máximo ao consumidor”.

Confira a nota na íntegra

O Grupo Fribal diante dos últimos fatos veiculados em diversos blogs com influência nesta Capital, vem contestar veementemente, que não pratica e em nenhum momento praticou qualquer ato de cartelização do preço da carne, tratando-se de denúncia absolutamente infundada e, portanto, improcedente.

A empresa que é genuinamente maranhense, especialista em carne, opera no mercado da proteína animal há quase 40 (quarenta) anos, sempre tendo como metas qualidade e respeito máximo ao consumidor. Destaque-se que no ramo do varejo de carnes da cidade há diversos grupos com forte atuação nacional, tornando-se perceptível, além da concorrência comercial e salutar destes grupos de mercado, que não há qualquer espaço para esse tipo de prática nociva ao consumidor.

Portanto, longe da prática comercial abusiva de preço aos seus consumidores, a Fribal é hoje a rede varejista da cidade que pratica os melhores preços de vendas, e faz isto com qualidade e sustentabilidade, especialmente porque todos os seus produtos são na sua maioria por ela produzidos e monitorados.

Contudo, a empresa já endereçou informações preliminares ao Ministério Público, órgão encarregado da adequada averiguação dos fatos, inveridicamente noticiados, colocando-se à disposição para quaisquer outras informações e reiterando que ficará à disposição desta conceituada instituição, que confiada e certamente, não chegará a outra conclusão senão ao arquivamento do procedimento, por ausência de comprovação da existência dos referidos fatos.

Atenciosamente

Grupo Fribal

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias