IMAGINAÇÃO

Dia do Nacional do Livro Infantil: confira quatro obras imperdíveis de autores maranhenses

Quatro livros de autores maranhenses inspirados em nossa história e cultura – em si, pratos cheios para a imaginação.

Ilustração de Ana Borges para a edição original de "Touchê: Uma Aventura Pela Cidade dos Azulejos", de Wilson Marques. Créditos: Wilson Marques no Instagram/@anajaciraborges/Reprodução

A literatura infantil é celebrada todos os anos no dia 18 de abril. A literatura maranhense é rica em obras dedicadas a esse público, com autores já consagrados e emergentes.

Sendo as histórias infantis fundamentais – não apenas para estimular a criatividade, senso crítico e dar autonomia aos pequenso, mas também ajudando crianças a compreenderem a sociedade em que estão inseridas – confira quatro dicas de obras publicadas no nosso estado.

Cada uma inspirada em aspectos marcantes da nossa história e cultura, em si um prato cheio para a imaginação.

Adivinha Quem Foi o Miolo do Boi

O São João do Maranhão transformado em livro, com destaque para as ilustrações da carioca Luciana Grether. Do universo de Wilson Marques – célebre autor de obras infantis -, o livro traz os primos Duda e Beto se aventurando em meio ao bumba-meu-boi, que se torna um ótimo momento para os primos entenderem o verdadeiro sentido da amizade.

Natural de Caxias, Wilson Marques é conhecido pela saga do espectral Touchê: Uma Aventura Pela Cidade dos Azulejos [na imagem de destaque] e Uma Aventura em Noite de São João, dentre outros trabalhos. Disponível aqui.

Maria Firmina: A Menina Abolicionista

Tudo parecia ir muito bem até que algo muito esquisito aconteceu. Como um feitiço, daqueles que espalham uma nuvem de esquecimento sobre todo um reino, a história dela desapareceu e ficou escondida dentro de um silêncio profundo por mais de um século. Como parte do resgate dessa história, a jornalista Andréa Oliveira concebeu essa fábula baseada na vida de Maria Firmina dos Reis, com ilustrações de Mônica Barbosa.

O livro é fruto de dois anos de pesquisa sobre a personagem e também sobre a escravidão, um dos capítulos mais tenebrosos da história do mundo e principalmente do Brasil, o último país das Américas a abolir essa prática, pelo menos oficialmente.

O trabalho abre a Coleção Meninas do Maranhão: uma série de biografias infanto-juvenis sobre grandes mulheres maranhenses, e também o selo independente Palavra Acesa. Disponível aqui.

Catirina & Pai Francisco

Os quadrinhos são grandes aliados do incentivo à leitura na infância e, nesse âmbito, o ilustrador Beto Nicácio transforma as personagens célebres do São João do Maranhão em cultura pop nessa HQ, lançada em 2016.

O casal mais famoso das festas juninas ganha um universo ampliado que se passa em pleno Ciclo do Gado (século XVII) – tudo com boas doses de aventura, respeito ao próximo e valorização da cultura afro-brasileira. Beto Nicácio também é autor de HQs como Proscritos e Balaiada: A Guerra do Maranhão. Disponível aqui.

O Touro Encantado

O mítico habitante das dunas que formam os Lençóis Maranhenses é apenas um dos causos revisitados pelo mestre Ferreira Gullar – resgatados de sua própria infância. O fantástico e o tenebroso (como um estória assombrosa situada no cemitério do Gavião) são reunidos nesta obra, com ilustrações de Ângela Lago. Disponível aqui.

Todos os livros listados aqui estão disponíveis na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias