PREVENÇÃO

Ação do Sesc oferece exames gratuitos de mamografia e colo do útero em São Luís

Levantamento do INCA apontou tendência de crescimento dos casos de câncer no Maranhão até 2025

Reprodução

Uma ação do Serviço Social do Comércio (Sesc) oferece exames preventivos de mamografia e colo do útero na Cohama, em São Luís. Gratuitos, os atendimentos são feitos pela Unidade Móvel do Sesc e segue até a próxima sexta-feira (05).

Para mulheres entre 35 e 69 anos, a ação destina exames de mamografia com emissão de laudo. Já àquelas entre 20 e 64 anos, o serviço oferece exames citopatológicos – de método de rastreamento do câncer do colo do útero.

De mulheres fora das faixas etárias indicadas, é necessário encaminhamento médico. Para ser atendida, é necessário apresentar RG, CPF, o cartão do SUS e o comprovante de residência, com uma cópia para cada exame.

Os atendimentos são abertos ao público em geral, com vagas limitadas. O horário é de 7h30 às 12h30 e das 13h às 18h.

Integrando a rede nacional de prevenção e cuidados voltados à Saúde da Mulher e em funcionamento no Maranhão desde 2018, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher já percorreu vários municípios do Maranhão.

Para o estado, um levantamento do Instuto Nacional do Câncer previu mais de 36 mil novos casos de câncer até o ano de 2025. Divulgada em 2023, a previsão era de que o câncer de mama atingisse a taxa de 28,7 a cada 100 mil mulheres, dentre todos os tipos de câncer.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias