Diversidade

Veja a programação da Semana do Japão no Maranhão

A programação inclui oficinas de culinária, dança japonesa Bon-Odori, língua japonesa, Mangá (gibi japonês), Origami (dobradura de papel), e Taiko (tambor japonês) e demonstração de Yukata (vestimenta japonesa de verão).

Reprodução

Nos dias 06 e 07 de março, a população maranhense terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura japonesa e sua diversidade durante a Semana do Japão no Maranhão, com programação que inclui oficinas de culinária, dança japonesa Bon-Odori, língua japonesa, Mangá (gibi japonês), Origami (dobradura de papel), e Taiko (tambor japonês) e demonstração de Yukata (vestimenta japonesa de verão).

No dia 6, a partir das 17h00, está prevista a apresentação sobre bolsas de estudo do Governo do Japão oferecidas aos estudantes brasileiros, incluindo depoimentos dos professores que foram bolsistas em universidades japonesas Anamaria Sousa e Diogo Santos, além da participante do programa do Governo japonês Flávia Carvalho.

No dia seguinte dia 7, será realizada a Cerimônia Oficial da Semana do Japão com apresentações culturais e exposições. Na ocasião, estão previstas a presença e depoimento do professor da UFMA Allan Barros, que também foi bolsista do Governo Japonês, e a jornalista Mieko Wada.

Todas as atividades ocorrerão nas dependências da UniCeuma – Renascença, com entrada franca, exceto a oficina de culinária que será cobrada uma taxa simbólica para compra de material/ingrediente.

O evento é uma parceria entre o Consulado do Japão em Belém com a Universidade Ceuma (UniCeuma) e Associação Nipo-Brasileira do Maranhão com o apoio de Tory Brindes.

Oficinas

Culinária caseira japonesa 日本家庭料理

Venha aprender algumas receitas de uma das culinárias mais tradicionais do mundo, a japonesa. Na oficina, serão utilizados ingredientes acessíveis da região.

  • 06 de março, 16h30 às 18h30: Curry Rice, picles de repolho e gelatina de café
  • 07 de março, 09h às 11h: Kakitamajiru (sopa de ovos), Gomoku Takikomi Gohan (arroz temperado) e Chigusa-ague (tempurá)
  • 07 de março, 15h30 às 17h30: Yaki Gyoza (guioza grelhada) e Sinren-doufu (doce)

Ministrante: Sumiko Ogasawara, diretora da Escola de Culinária Noguchi (Jaão). Após concluir o ensino superior, começou a trabalhar na Escola Noguchi, administrada pela sua mãe, onde tornou-se diretora em 1994. O lema da Escola é “A melhor comida é a de casa”, e portanto, as receitas ensinadas são sempre caseiras. Em 2016, atuou como voluntária da JICA em Moji das Cruzes (SP) e desde 2022 está em Belém (PA).

Dança folclórica japonesa – Bon-Odori 盆踊り

Existe uma estreita relação entre as músicas e a vida cotidiana dos japoneses, como nas cantadas em celebrações tradicionais. Uma das mais conhecidas acontece em agosto, no Dia de Finados (Obon) do Japão quando cada região do Japão executa a dança chamada Bon-Odori, ao som de tambores e canções.

  • 06 de março, 17h15 às 18h30
  • 07 de março, 9h às 10h30, 10h30 às 12h, 15h às 16h30 e 16h30 às 18h

Ministrante Midori Makino: professora associada da UFPA e doutora em Ciências (Matemática) pelo Instituto de Matemática da UFRJ & University Fukuoka. Faz parte da diretoria da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (APANB) desde 1998, quando começou a liderar o grupo de dança japonesa “Minyo Club”. Tem ministrado oficinas de Bon-Odori a convite de inúmeros festivais japoneses realizados em vários municípios do Estado do Pará bem como nas capitais Belém (PA), Macapá (AP), Teresina (PI) e São Luis (MA).

Mangá (gibi japonês) 漫画

O Mangá é a “história em quadrinhos” no estilo japonês. Sua origem está no Teatro das Sombras, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, consequentemente originando o Mangá. Vários Mangás têm dado origem a filmes de animação para exibição na TV, vídeo e em cinema, assim como há o processo inverso em que os animes tornam-se edições impressas.

  • 06 de março, 15h às 16h30 e 16h30 às 18h
  • 07 de março, 9h às 10h30, 10h30 às 12h, 15h às 16h30 e 16h30 às 18h

Ministrante: Wagner Elias

Professor de desenho em estilo mangá, quadrinista e ilustrador com 15 anos de experiência e estudante de Artes Visuais na UFMA. Prêmios: Brazil Mangá Awards 2015 (1º lugar), Dracomics Shonen 2015 (1º lugar), Prêmio internacional Silent Manga Adudition 2018 categoria Editors Awards e Troféu LQN 2023 (categoria melhor roteiro).

Taiko (tambor japonês) 太鼓

O Taiko é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocado com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.

  • 06 de março, 17h15 às 18h30
  • 07 de março, 9h às 10h30, 10h30 às 12h, 16h às 17h e 17h às 18h

Ministrantes Grupo Kodon (Lucas Santana e Heder Correa): Sediada na Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (APANB) desde 2004, o Grupo vem transmitindo a arte e a cultura do taiko (tambor japonês) através de suas apresentações em quase todos os eventos de divulgação da cultura nipo-brasileira e das ministrações de oficinas periódicas na APANB bem como em eventos externos.

Iniciação à Língua japonesa 日本語

Introdução básica de conversação em língua japonesa e exploração da grafia japonesa composta de três tipos de letras/ideogramas.

  • Dia 06, 15h às 16h30
  • Dia 07, 9h às 10h30 e 10h30 às 12h, 15h às 16h30 e 16h30 às 18h

Ministrante: Flávia Carvalho, mais conhecida como Flávia Naoshi. Formada em Design pela UFMA. Criadora de conteúdo para internet e ministrante de aulas de japonês. Conheceu o Japão pelo programa do Governo do Japão Ship World Youth Program (SWY), apreciadora da cultura japonesa que se declara “eterna estudante da língua japonesa”.

Origami (dobradura de papel) 折紙

Composta por duas palavras de origem japonesa, o verbo “Oru” (dobrar) e “Kami”(papel), atualmente o Origami, além de ser uma arte transmitida nas escolas, é também um exercício terapêutico praticado por pessoas portadores de necessidades especiais e de terceira idade, que vem gerando excelentes resultados. Serão ensinadas diversas dobraduras para entretenimento de crianças e adultos de todas as faixas etárias.

  • Dia 07, 9h às 10h30 e 10h30 às 12h

Ministrante: Rosa Kamada, assessora de divulgação do Consulado do Japão. Formação em Arquitetura e Urbanismo e Jornalismo e Msc em Engenharia Ambiental.

Ministra oficina de Origami (dobradura de papel) desde 1995 e realiza apresentação sobre Bolsas de Estudo MEXT e demonstração de Yukata (vestimenta típica de verão japonês) pelo Consulado do Japão em diversos eventos pelos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.

Yukata (vestimenta japonesa de verão) 浴衣

Encontramos pessoas usando yukata geralmente nos festivais de verão japonês (Matsuri). Esse traje típico é utilizado após o banho em águas termais (Onsen) do Japão e continua sendo usado em hotéis tradicionais (Ryokan) no verão. A vestimenta pode ser usado por homens, mulheres e crianças. Venha experimentar o Yukata e tirar uma foto para guardar de lembrança.

  • Dia 07, 15h às 16h30 e 16h30 às 18h

Ministrante Rosa Kamada

Palestra explicativa sobre Bolsas de estudo MEXT

Serão apresentadas diversas modalidades de bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão aos brasileiros. Os ex-bolsistas e professores Anamaria Sousa e Diogo Santos, além da convidada SWY Flávia Carvalho, apresentarão suas experiências em terras japonesas. Nessa palestra, os interessados poderão tirar suas dúvidas para candidatar-se a uma vaga e estudar em universidade do Japão.

Dia 06 de março, às 17h

Cerimônia Oficial Comemorativa

A partir de 19h serão realizadas apresentações culturais como danças e Taiko, incluindo exposições, assim como depoimentos sobre experiência vivida no Japão, pelo ex-bolsista professor Allan Kardec Barros e a convidada pelo Governo japonês, Mieko Wada.

Dia 07 de março, a partir de 18h30

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias