Salgado Maranhão é eleito para AML
Poeta vai ocupar a Cadeira 7, que pertencia ao jornalista e escritor Antônio Carlos Lima
O poeta Salgado Maranhão foi eleito, na tarde desta quinta-feira (21) como mais novo Imortal da Academia Maranhense de Letras (AML). Os acadêmicos elegeram o novo membro em votação única, com 32 dos 35 votos válidos.
Salgado Maranhão vai ocupar a Cadeira 7, que pertencia ao jornalista e escritor Antônio Carlos Lima, morto em outubro de 2023.
Quem é Salgado Maranhão?
José Salgado Santos Costa Maranhão é natural de Caxias (MA), mas, na adolescência, foi morar com a família em Teresina (PI). Foi lá que teve acesso a obras de Gonçalves Dias, Fernando Pessoa, Camões, Maiakovski, entre outros. Em 1972, conheceu o poeta tropicalista Torquato Neto, que o aconselhou a ir para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje.
A primeira obra de Salgado foi a antologia “Ebulição da Escrivatura”. Ele já tem 19 livros publicados e foi vencedor de diversos prêmios literários, como o Jabuti (2 vezes), o Pen Clube e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Algumas de suas obras foram traduzidas para inglês, francês, espanhol, japonês, alemão esperanto e árabe.
Além de poeta e jornalista, Salgado Maranhão é compositor-letrista, tendo parcerias com artistas como Alcione, Zeca Baleiro, Martinho da Vila, Dominguinhos, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Zizi Possi, Ivan Lins, Paulinho da Viola, Vital Farias, entre outros.
O poeta recebeu o Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí em 2017, e pela UFMA em 2022.