Preocupante

Maranhão registra segunda morte por dengue e primeira por chikungunya

O paciente, que foi vítima da dengue, era morador da cidade de Lago Verde.

(foto: reprodução)

Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou no Boletim Epidemiológico de Arboviroses que o Maranhão registrou o segundo caso de morte por dengue grave e o primeiro por chikungunya neste ano.

A vítima da dengue era um jovem de 23 anos, residente em Lago Verde.

Ele faleceu em 8 de março no Hospital Geral de Bacabal, onde foi internado com sintomas como febre, cefaléia, mialgia, náuseas e vômito.

O exame de isolamento viral de arboviroses RT PCR foi positivo para dengue, sendo confirmada a sorotipagem dengue tipo 2 pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA).

Além desse caso, nove mortes estão sob investigação como suspeitas de dengue em diversas cidades do estado, incluindo Carutapera, Itapecuru-Mirim, Raposa, São João do Paraíso, Pinheiro, São João dos Patos, São Luís e Santa Luzia do Paruá.

Quanto à primeira morte por chikungunya em 2024, trata-se de um paciente de Caxias, porém, detalhes sobre a vítima e data do óbito não foram fornecidos pela Secretaria de Saúde.

Atualmente, o estado registra 3.609 casos prováveis de dengue, com 1.505 casos confirmados, e 286 casos prováveis de chikungunya, com 68 confirmados.

Dentre os municípios maranhenses, 99 têm casos confirmados de dengue e 15 têm casos confirmados de chikungunya.São Luís concentra 634 casos prováveis e 453 confirmados de dengue até a última semana.

Os dados abrangem o período entre 31 de dezembro de 2023 e 16 de março de 2024.A SES ressalta que intensificou as medidas de prevenção e orientação contra as arboviroses, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias