Combate

Maranhão registra queda de 47% nos crimes de latrocínios

Na região Nordeste, o Maranhão é o estado com a quarta menor taxa de mortes violentas para cada 100 mil habitantes.

Reprodução

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), comemora uma notável redução de 47% no número de latrocínios registrados em 2023 em comparação com o ano anterior, conforme indicado pelo mais recente Monitor da Violência do portal G1.

Essa queda expressiva nos roubos seguidos de morte posicionou o Maranhão como o quarto estado com a menor taxa de mortes violentas para cada 100 mil habitantes na região Nordeste, ficando atrás apenas da Paraíba, Piauí e Sergipe.

O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Maurício Martins, atribui essa conquista a uma combinação de ações imediatas de repressão e iniciativas para desmantelar as estruturas das facções criminosas, gerando efeitos negativos duradouros para os criminosos.

Martins destaca o trabalho intenso no combate ao tráfico de entorpecentes, evidenciado pelas significativas apreensões realizadas, como a recente incineração de entorpecentes avaliada em R$ 22 milhões.

Essas medidas visam atacar diretamente o ponto mais sensível das facções: o aspecto financeiro.

Além disso, a SSP tem intensificado suas ações na apreensão de armas, prisão de foragidos, instauração de inquéritos e apuração de crimes, demonstrando um compromisso diário das forças policiais.

Os resultados positivos dessas estratégias se estendem à redução da violência contra a mulher, com uma queda de 32% em 2023 em comparação com o ano anterior, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No primeiro bimestre de 2024, houve uma diminuição adicional de 38% nos casos de feminicídio em todo o estado.

Martins ressalta a importância do trabalho integrado e constante das polícias, tanto investigativas quanto ostensivas, na redução desses índices alarmantes.

Ele enfatiza que a maioria dos homicídios dolosos no Maranhão está relacionada às disputas entre facções e destaca os esforços da SSP em fortalecer as capacidades de inteligência para monitorar e desmantelar as operações desses grupos criminosos.

Como parte dos esforços para garantir uma maior segurança no estado, o governo anunciou novos investimentos na Segurança Pública, incluindo a aquisição de viaturas e armamentos, bem como a qualificação do pessoal.

Além disso, está previsto um novo chamamento dos policiais aprovados em concurso, visando reforçar ainda mais a atuação das forças de segurança em todo o Maranhão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias