Cidades em emergência.

Maranhão chega a 4 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

A chuva que aumenta o nível dos rios provoca alagamentos em cidades cortadas por córregos.

(Foto: Reprodução/ Divulgação)

O município de Tuntum , decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. o Maranhão tem quatro cidades em emergência.

Além de Tuntum, os outros municípios são Formosa da Serra Negra, São Roberto e São João do Sóter.

O rio Pindaré está com 13 metros e 10 centímetros acima do nível normal, expulsando dezenas de pessoas de casa. O rio cheio também vira atração turística, pois a pescaria de anzol é uma forma de relaxar depois de uma semana de trabalho, mas a tranquilidade pode mudar em poucas horas.

A Defesa Civil de Alto Alegre do Pindaré alerta que o rio que passa pela cidade subiu cerca de um metro nos últimos três dias. O volume de água demorou 24 horas pra chegar e deve alcançar Pindaré-Mirim, cidade vizinha.

A chuva que aumenta o nível dos rios provoca alagamentos em cidades cortadas por córregos. Em Esperantinópolis, no Médio Mearim, a estrada que de acesso à cidade foi encoberta pela água e os carros não estão passando.

Cerca de 80% da comunidade de Jenipapo, na Zona Rural de Esperantinópolis, foram afetados pelo alagamento. Segundo a prefeitura, são cerca de 250 famílias prejudicadas.

Já em Marajá do Sena, um trecho da estrada para a cidade Arame foi destruído pela erosão. Máquinas do Governo do Maranhão chegaram nesta sexta-feira (8), mas, por causa do excesso de chuva, pouco conseguem fazer. Crianças de algumas comunidades rurais ficaram sem transporte escolar.

Sobre a cidade de Esperantinópolis, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil afirmou que é responsabilidade dos municípios fornecer a primeira resposta à população em caso de danos ou prejuízos causados pelas chuvas ou enchentes. A coordenadoria disse, também que, apesar do município não ter solicitado o apoio da Defesa Civil estadual, os agentes permanecem à disposição.

Já em relação à situação em Marajá do Sena, a Secretaria de Estado da Infraestrutura declarou que máquinas já estão na cidade pra dar início aos serviços emergenciais na rodovia, mas, por causa das chuvas na região, o trabalho não começou ainda.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias