Iniciativa educativa

Maiobão recebe oficina gratuita de elaboração de projetos culturais neste fim de semana

A oficina, gratuita, acontecerá neste sábado (16) e domingo (17), das 9h às 18h, no Terreiro Pedra de Encantaria.

Reprodução

Neste fim de semana, o bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, na Grande São Luís, será palco da oficina “Elaboração de Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas”, uma iniciativa educativa inserida no Ciclo de Formação para Agentes Culturais.

Segundo os organizadores, a formação visa atingir produtores, gestores, educadores, artistas locais e demais profissionais envolvidos no cenário cultural, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento e fortalecer a economia criativa.

A oficina, gratuita, acontecerá neste sábado (16) e domingo (17), das 9h às 18h, no Terreiro Pedra de Encantaria, localizado na avenida Quatorze, número 9, Quadra 9, no Maiobão.

As responsáveis pela condução da oficina serão as produtoras e gestoras culturais Júlia Martins e Mariana Cronemberger.

Durante o evento, os participantes serão orientados passo a passo sobre a gestão cultural e terão acesso a ferramentas e técnicas aplicáveis aos grupos artísticos das comunidades envolvidas.

O Ciclo de Formação para Agentes Culturais, promovido pela Afrodite Produções, conta com o apoio do Sebrae Maranhão e da Fapema, através do Edital de Economia Criativa.

O projeto tem percorrido quatro polos culturais em São Luís (MA): Anjo da Guarda, Bom Jesus, Maiobão e Centro.

A iniciativa, gratuita, busca impulsionar a economia criativa ao aprimorar as habilidades dos participantes, abordando temas como construção de portfólio artístico, interpretação de editais, planejamento de eventos e elaboração de projetos.

As primeiras etapas foram realizadas nos polos do Anjo da Guarda e Bom Jesus, com as oficinas “Elaboração de Portfólio Artístico” e “Leitura e Interpretação de Editais”.

O ciclo formativo será encerrado com a oficina “Gestores: como pensar programação artística nos espaços culturais de forma acessível, inclusiva e decolonial”, agendada para os dias 4 e 5 de abril, no Laborarte, localizado na rua Janser Muller, nº 42, no Centro.

Essa última oficina proporcionará reflexões sobre a criação de programações artísticas fundamentadas em temáticas urgentes e contemporâneas, relacionadas à acessibilidade em suas diversas formas, inclusão e decolonialidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias