paralisação

Greve dos técnico-administrativos já afeta serviços na UFMA

Categoria faz mobilização a partir das 7h30 desta segunda (25), com distribuição de Carta na entrada da Cidade Universitária.

Greve dos técnico-administrativos (Foto: Divulgação)

Em uma semana, a greve geral dos trabalhadores técnico-administrativos em Educação da UFMA já afeta serviços dentro da universidade. A Diretoria Integrada de Bibliotecas da universidade, por exemplo, já suspendeu o empréstimo e devolução de livros enquanto durar o movimento. Aulas práticas dos estudantes também podem ser suspensas a partir dessa semana, sem o trabalho realizado pelos técnico-administrativos. Somente serviços essenciais serão mantidos pela categoria, em respeito à legislação de greve.

Nesta segunda-feira (25) a partir das 7h30, os técnicos vão realizar uma grande mobilização na entrada principal da Cidade Universitária Dom Delgado (Campus do Bacanga), em defesa da pauta reivindicatória da categoria que, além de reajuste, prevê a reestruturação do Plano de Carreiras; o aumento da coparticipação do Governo Federal em assistência saúde dos servidores; a não aprovação da PEC 32/2020 – Reforma Administrativa, que pretende estrangular o Serviço Público brasileiro; pela recomposição dos orçamentos da Educação e Saúde, reduzidos durante a pandemia Covid-19; a elevação nos investimentos de assistência estudantil; a equiparação de benefícios (auxílios saúde e alimentação) com outras carreiras do SPF, jornada de 30 horas para todos, dentre outros.

Dados da Federação dos Trabalhadores em Educação – FASUBRA, que coordena o movimento grevista em todos o país, indicam 59 universidades e 4 institutos federais com as atividades paralisadas.

Quem são os técnico-administrativos ?

A categoria é formada por diversos profissionais, desde assistentes em administração, administradores, bibliotecários, enfermeiros, psicólogos, analistas em tecnologia, vigilantes, e diversas outras áreas, que atuam em setores da universidade interligando alunos e professores ao processo de construção do Ensino, Pesquisa e Extensão, pilares de sustentação do Ensino Superior. Os TAES também atuam em setores do Hospital Universitário Presidente Dutra e Materno Infantil.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias