Operação Transporte

Em São Luís, Inmeq-MA constata irregularidades nas “caixas-pretas” de mais de 490 ônibus do transporte coletivo

Dos 496 coletivos fiscalizados, 491 deles apresentaram irregularidades.

Reprodução

Após realização da Operação Transporte Seguro, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) constatou irregularidades nos cronotacógrafos, instrumentos considerados como a  “caixa preta” dos ônibus do sistema  transporte de passageiros de São Luís. Dos 496 coletivos fiscalizados, 491 deles apresentaram irregularidades.

A iniciativa ocorreu nos terminais da integração da capital, na última segunda-feira (4), para verificar os aparelhos de cronotacógrafos, instrumentos que registram, de forma simultânea, a velocidade e a distância percorrida, bem como parâmetros relacionados ao motorista, como o tempo de trabalho e paradas.

O Inmeq ressalta, ainda, que o sistema de GPS não substitui os cronotacógrafos, uma vez que o método de localização possui apenas caráter operacional para controle interno de frota, não possuindo qualquer validade para fins de fiscalização do cumprimento das leis de trânsito e regulamento técnico metrológico.

“Esse equipamento é extremamente importante, porque ele vai garantir para o fiscal de trânsito, no caso a Polícia Rodoviária, ou qualquer outro setor de fiscalização no trânsito, sobre a velocidade desse veículo, a distância, dando também a garantia de que aquele motorista está dirigindo em conformidade”, pontuou o presidente do Inmeq/MA, Eliel Gama.

Obrigatoriedade

A obrigatoriedade do uso dos cronotacógrafos está prevista no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro e na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nº 993/2023. A determinação é voltada aos veículos de transporte escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e carga com peso superior a 4.536 kg. Isto se aplica aos veículos do transporte público em São Luís.

Sobre o Inmeq-MA

O  Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), e é um órgão delegado do Inmetro.

Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza, em todo o Maranhão, operações de fiscalização rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias