Os donos da noite

Dia do DJ: conheça a história dos profissionais que agitam a festa

Seja nos palcos de grandes festivais, danceterias / boates, bares ou mesmo nas festas particulares realizadas em residências, os DJs têm a responsabilidade de agitar a festa.

Grand Masterflash(Foto: Reprodução)

Neste sábado, dia 9 de março, celebramos o dia dos verdadeiros donos da noite: Os DJs.Seja nos palcos de grandes festivais, danceterias / boates, bares ou mesmo nas festas particulares realizadas em residências, os DJs têm a responsabilidade e a sensibilidade de mixar (misturar) músicas e estilos, e através delas, despertar sentimentos como: nostalgia, liberdade, amizade, felicidade…ou apenas o ato de extravasar e aliviar as tensões cotidianas através da dança.

A história

Disc Jockey, foi um nome criado em 1935 pelo jornalista e comentarista de rádio Walter Winchell, para fazer referência ao profissional de rádio responsável por tocar os discos dentro dos programas.

Walter Winchell (Foto: Reprodução)

Na década de 40, na Jamaica, surgem os Sound Systems. Criados pelos DJs / Selektors, que organizavam suas festas de rua, nos guetos de Kingston, os Sound Systems, eram caminhões ou utilitários equipados com um gerador elétrico, caixas de som com alto-falantes enormes, e claro, os Toca-discos, onde os DJs / Selektors apresentavam suas músicas.

Grand Masterflash(Foto: Reprodução)

Em 1953, na França, a gerente do Le Whisky à Gogo, Régine Zylberberg, revoluciona o club, criando nele uma pista de dança, colocando luzes coloridas e piscantes no alto da casa, e substituindo a jukebox do local por dois toca-discos que ela mesma operava, não deixando espaços entre uma música e outra…formando assim, o conceito básico que futuramente ganharia o mundo nas boates e danceterias.

Por isso, a Le Whisky à Gogo é conhecida como a primeira “Discoteca” do Mundo, e Zylberberg, a primeira DJ dentro deste novo conceito.

O ponto de partida é na década de 50

No Brasil, a história do DJ tem como ponto de partida, a década de 50, com as apresentações da Orquestra Invisível Let’s Dance, nos salões de baile de São Paulo. O projeto foi criado pelo Seu Osvaldo, o mais antigo DJ ainda em atividade no país, hoje com 90 Anos.

O DJ que deu inicio à técnica non-stop (sem intervalos) no Brasil, foi o grande Ademir Lemos, residente do Le Bateau, boate pioneira. Ademir também é o responsável pelo primeiro LP feito por um DJ no formato non-stop e ao vivo: Le Bateau – Ao Vivo (1970 – Gravadora; Top Tape).

Seu Oswaldo (Foto: Reprodução)

A grande mudança na forma como as músicas eram apresentadas pelos DJs ao seu público, veio na segunda metade da década de 70…junto com o início da era Disco no Brasil, o DJ Ricardo Lamounier, recém chegado dos EUA, traz para o Brasil, uma técnica de mixar as músicas totalmente diferente…técnica esta que virou a referência para a forma como os DJs passaram a apresentar as músicas ao seu público nas pistas de dança até hoje.

Os donos da noite

A partir da década de 70, os DJs, antes alocados em quartinhos fechados dentro das casas noturnas, ganham cabines, passam a ter mais contato com o público, aprimorando o feeling musical e colocando as pistas de todo o mundo pra dançar ainda mais.Ainda nos anos 70, alguns DJs de fora iniciam no mundo das produções de remixes da Era Disco…No Brasil, o mundo da produção para os DJs, têm inicio na década de 80, através do remix da faixa “Louras Geladas”, do até então desconhecido RPM. Este remix, criado pelos DJs: Grego, Iraí Campos e Julinho Mazzei, é o inicio das nossas produções.

Ademir Lemos (Foto: Reprodução)

No final da década, início da década de 90, a House Music explode no mundo todo, e com isso, o crescimento das danceterias e boates é absurdo, o numero de grandes DJs também…o que acaba por consagrá-los, como “Os Donos da Noite”.Concomitante e não menos importante que o sucesso alcançado pelos DJs na cena da música eletrônica, estão os DJs de Reggae e Suas Radiolas e os DJs de Black Music, pilares da Cultura Hip Hop no Mundo.

No final dos anos 90, início dos anos 2000, grandes festivais começam a ser realizados no mundo tendo como protagonistas, os DJs.A partir dos anos 2000, o DJ passa a ser também, um dos protagonistas da cena musical no mundo, não só tocando, mas também compondo, produzindo, lançando artistas, criando selos e fazendo seus próprios show com produções milionárias…não devendo nada aos grandes artistas e bandas consagradas dentro da indústria musical

O Dia do DJ

Em 09 de março 2002, a World DJ Fund Foundation e a Nordoff Robbins Music Therapy, criou o Dia Internacional do DJ. Esta data, foi criada não apenas para a celebração e homenagem aos grandes profissionais das cabines de som, mas também foi criada com o intuito de que neste dia, todos os DJs, independente de estilo, ou atuação (rádio, TV, danceterias, etc…), doassem seus cachês à pessoas em situação de vulnerabilidade, instituições que cuidassem de enfermos, criança e/ou idosos.

Passados mais de 20 anos desde a criação deste dia, e embora um dos propósitos dele pareça ter sido esquecido, celebramos e reverenciamos parabenizamos com muita alegria, a história, a vida e toda a contribuição que estes grandes profissionais que, sejam do reggae, do dance, do pop ou rock, estejam em um lar, um bar, uma casa noturna, ou no palco de grandes festivais, levam a música aos nossos corpos, almas e corações.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias