rede social

Como restaurar uma conversa perdida no WhatsApp em apenas 3 passos

O MobileTrans permite restaurar dados e arquivos do WhatsApp, tanto entre celulares quanto para o computador.

Imagem de Christian Wiediger no Unsplash

Você já passou pela desesperadora situação de perder uma conversa importante do WhatsApp? De repente, trocou o celular, formatou o aparelho ou apenas deletou a mensagem sem querer. Seja qual for o motivo, a situação é mesmo frustrante e, a depender do contexto, até prejudicial! Mas, felizmente, você pode restaurar uma conversa perdida no WhatsApp em apenas X passos.

A princípio, quando a pessoa faz o backup regular das mensagens do WhatsApp, a própria plataforma fornece meios de resgatar aquilo que foi apagado acidentalmente. No entanto, há outras formas mais eficientes de recuperar estes dados em questão de minutos. Trata-se do Wondershare MobileTrans, cujas funcionalidades vamos te apresentar agora! 

Por que você precisa restaurar mensagens do celular?

Antes de falarmos do Wondershare MobileTrans, vale passar, brevemente, por motivos pelos quais precisamos resgatar mensagens do celular. Normalmente, isso envolve:

  • Perder informações importantes ou mesmo confidenciais trocadas pelo app, por exemplo, documentos, senhas, recibos e contratos
  • Registros de conversas que possam servir como prova ou evidência em casos de disputas, reclamações, processos, etc
  • Contato com pessoas importantes, como familiares, amigos, clientes, parceiros, fornecedores, etc.
  • Acesso a conteúdos exclusivos ou personalizados que foram enviados ou recebidos pelo WhatsApp, como fotos, vídeos, áudios e músicas
  • Oportunidade de rever ou relembrar momentos especiais ou emocionantes que foram compartilhados pelo WhatsApp, como aniversários, viagens ou festas.

Esses são alguns dos problemas que podem ocorrer quando se perde uma conversa pelo celular e consequentemente, podem afetar negativamente a vida pessoal ou profissional de uma pessoa. Por isso, é importante ter uma forma de restaurar as conversas do WhatsApp de forma rápida e segura.

Conheça o Wondershare MobileTrans

Já viu como perder mensagens de forma definitiva pode trazer transtornos, né? Por isso, é sempre bom contar com softwares especializados em recuperar estas informações, como o MobileTrans. De modo geral, o programa permite transferir dados entre diferentes celulares, fazer backup e restaurar dados do celular para o computador e vice-versa.

Além disso, gerencia diversos aplicativos de mensagens, como LINE, Viber, Kik e WeChat. Só para exemplificar, com o Wondershare MobileTrans, você pode:

  • Mover conversas, mídias e figurinhas do WhatsApp. Por exemplo, se você vai trocar de celular, seja para um iPhone ou um Android, MobileTrans facilita a movimentação de todas as suas conversas, recuperando os dados do WhatsApp do aparelho antigo e transferindo-os diretamente para o novo.
  • Transferir dados de forma seletiva de um celular para outro, como fotos, aplicativos, músicas, mensagens, vídeos e muito mais, sem restrições. Você também tem a opção de selecionar os dados que quer transferir, apenas assinalando as caixas.
  • Fazer cópia de segurança do celular para um PC, seja Windows ou MAC, e restaurar cópias de segurança. Você também pode restaurar as suas cópias de segurança para o celular original ou outro diferente depois.
  • Recuperar mensagens excluídas do WhatsApp no Android, incluindo textos, fotos, emojis e figurinhas.
  • Mover o histórico de conversas do WhatsApp Business entre dois dispositivos. Faça uma cópia de segurança do aplicativo para o computador e restaure-o.
  • Mover o WhatsApp GB para o WhatsApp sem perder dados, ou se preocupar com a movimentação de conversas, mensagens favoritas, fotos, vídeos, etc.
  • Administrar seus dados do celular e dados do WhatsApp sem computador

Como o MobileTrans pode te ajudar a restaurar suas mensagens?

O MobileTrans é uma das formas mais eficientes e confiáveis de como restaurar conversas do WhatsApp. De modo geral, o programa permite o backup e restauração de dados tanto do WhatsApp quanto do WhatsApp Business. Só para ilustrar, é possível recuperar mais de 18 tipos de dados, como mensagens, contatos e fotos.

Ademais, permite que você transfira o WhatsApp e as mensagens do Business para o computador em formato PDF/HTML. Sem falar na recuperação dos dados do WhatsApp que foram deletados em dispositivos Android e iOS.

E, uma vez que seu celular contém a maioria das informações pessoais mais delicadas, é essencial aprender como salvá-los no aparelho ou computador. Por exemplo, há momentos em que você não tem espaço suficiente na nuvem para salvar as mensagens do WhatsApp. Então, em vez de enviar seus dados para um serviço na nuvem, pode salvar tudo diretamente no PC.

Depois, basta criar uma senha para proteger estas informações. Isso vale não apenas para WhatsApp, como também  LINE, Viber, Wechat e Kik. Aliás, esse recurso é válido inclusive para não encher a memória do seu smartphone. Ademais, para a situação ainda mais desesperadora do celular para de funcionar de forma inesperada.

Como restaurar dados excluídos do WhatsApp?

Você vai ver como é fácil recuperar informações excluídas, ainda que de forma acidental, do WhatsApp.

  1. Primeiro, instale o MobileTrans em seu computador. O programa é compatível com o sistema operacional Windows e Mac.
  2. Em seguida, abra o software e escolha a opção Backup & Restauração e, depois, dados excluídos do WhatsApp
  1. No próximo passo, clique em Restaurar e, então, siga as orientações
  2. No processo, confira os chats e anexos para, aí, escolher a opção de Restaurar no dispositivo

Já para fazer o backup do celular para o computador, o passo a passo é o seguinte:

  1. Primeiro, conecte o dispositivo ao PC ou notebook e, em seguida, abra o programa
  2. Depois, vá para a opção “Backup & Restauração”. Aqui, escolha “Backup & Restauração do Celular”
  3. Escolha quais dados deseja restaurar no celular e, então, selecione “Iniciar”
  4. O processo será iniciado de forma automática e basta aguardar sua conclusão

O tempo de recuperação depende de alguns fatores, sobretudo a quantidade de arquivos a restaurar. A única recomendação é que você tenha, pelo menos, 256MB de memória RAM, além de 200MB, no mínimo, de espaço livre no disco rígido.

E você também pode restaurar seus dados do iPhone para o Google Drive

Ainda que pessoas usuárias dos sistemas iOS tenham opções próprias de backup no iCloud, também dá para armazenar arquivos no Google Drive. Inclusive, se não quiser pagar um valor extra para salvar os dados. Isso inclui, claro, restaurar backup WhatsApp iPhone.

Ademais, o recurso do MobileTrans é válido sobretudo para quem está migrando do Android para o iOS, como quem se empolgou com os modelos mais recentes do iPhone. Normalmente, muitas informações já são migradas entre os aparelhos, porém, o seguro morreu de velho, não é?

Então, por que arriscar? Em primeiro lugar, dá para fazer essa migração gratuitamente, por meio do próprio Google Drive. Para isso, você precisa do seu aparelho Android para, então, copiar o backup do Google Drive para ele e, depois, para o iPhone. Ou seja, não dá para recuperar direto do Google Drive para o iPhone porque eles não são compatíveis.

Sabendo disso, siga estes passos:

  • Instale o WhatsApp no seu Android e faça o login com seus dados e o código de verificação
  • Quando abrir o app, vai aparecer uma tela para você recuperar o app. Aperte em ‘Recuperar’
  • Os dados do WhatsApp vão ser recuperados no Android. Agora você precisa passar as conversas para o iPhone.
  • Abra o WhatsApp e toque nos três pontos no canto superior direito e depois em “Configurações”

Finalmente, vá em “Conversas”, depois em “Histórico de Conversas” e toque em “Exportar Conversas”. Escolha os dados de Conversa que quer exportar. Na tela seguinte, toque no ícone do Gmail para enviar por e-mail.

Como recuperar os dados pelo MobileTrans

Ok, dá para migrar seus arquivos gratuitamente pelo Google Drive. Mas, o ideal é contar com um software especializado e confiável para migrar o histórico do bate-papo do WhatsApp entre Android e iPhone. Sendo assim, veja como fazer isso com o Wondershare MobileTrans.

A princípio, o método segue a mesma lógica do anterior. Ou seja, primeiro, precisa restaurar o WhatsApp no Android com o backup do Google Drive, e depois passar os dados para o iPhone.

Logo, o primeiro passo é igual ao que já explicamos antes: copie o backup do Google Drive para o seu Android e, então, seguir as mesmas instruções. Agora, é hora de usar o MobileTrans – Transferência de WhatsApp para passar o backup do WhatsApp do Android para o iPhone.

E quais as vantagens disso? Sobretudo, as muitas funções de transferência e recuperação de dados que o programa oferece. Só para ilustrar, você pode baixar a versão para Windows de graça e, assim, ter maior familiaridade com os recursos do software. Feito isso, siga estas instruções:

  1. Ligue os dois celulares ao seu PC com cabos USB. Você pode usar um cabo normal de carregar para ligar o seu Android ao PC. Não desconecte os celulares até terminar o processo.
  2. Depois, escolha a opção “Transferência de WhatsApp” na tela principal do MobileTrans. Isso vai abrir a próxima janela como na foto abaixo
  1. Clique em “WhatsApp” no lado esquerdo da tela e selecione a opção “Transferir conversas do WhatsApp”. Os dois dispositivos vão aparecer na tela.
  2. Aperte em “Iniciar” para transferir. A transferência vai demorar poucos minutos. Você vai saber quando acabar. Se um dos celulares sair do PC durante o processo, ele vai parar. Você tem que evitar que isso aconteça para não ter problemas.
  3. Quando terminar, você vai ver uma mensagem dizendo que o seu celular foi restaurado.

Bem fácil, né? Mas, é importante fazer cada passo com atenção para não ter nenhum erro no processo. Mesmo que os passos pareçam iguais, é preciso verificar bem as opções que você escolhe em cada passo para não ter nenhum problema.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias