Games

Unidos na Rivalidade: a união perfeita entre esports e esportes tradicionais

Os esportes eletrônicos e os esportes estão encontrando pontos em comum nos jogos esportivos. Explore a diferença entre jogo e esporte.

Jogador de jogos eletrônicos comemora vitória (Imagem por Freepik)

Índice

Lembra quando videogames eram coisa de nerd e atletas eram, bem, atletas? Essas linhas do futuro do esports e sua relação com os esportes tradicionais estão se confundindo rapidamente. São os jogos do eSports na comunidade global.

Os eSports estão crescendo com suas próprias superestrelas. Torneios enormes e fãs tão apaixonados quanto os de qualquer estádio de futebol.

Equipes de esportes tradicionais estão entrando nos jogos digitais. E aquelas rivalidades que amamos? Estão passando para o mundo digital.

O DNA dos esportes compartilhado

Sejamos bem sinceros, quer você esteja controlando o Messi em um jogo eletrônico ou o próprio homem em campo, o básico é o mesmo. É competição, estratégia e a adrenalina de uma vitória conquistada. 

Os times profissionais do eSports treinam como atletas. Analisando oponentes e aperfeiçoando suas habilidades. Sem muitas diferenças, nesse site você encontra o que aproxima o jogo e o esporte.

Essa dedicação é algo que qualquer fã de esportes entende. E essa multidão? O rugido quando um gol virtual é marcado não é menos real em qualquer modalidade do eSports.

Por que isso importa?

  • Apelo entre Gêneros: Fãs dos esportes ganham ainda mais motivos pra fisgarem os esports, e vice-versa!
  • Poder da Marca: Os clubes alavancam a sua torcida existente e sua reputação dentro do espaço digital.
  • Desenvolvimento de Talentos: Alguns clubes usam os esports como um campo de busca. Descobrindo potenciais estrelas tanto para o campo quanto para a tela.

Esports no brasil: Onde os mundos se chocam

É aqui que as coisas ficam realmente interessantes. As premiações de eSports estão na casa dos milhões agora. Atraindo patrocinadores e a confederação brasileira que costumava patrocinar apenas esportes tradicionais.

Os clubes de futebol têm suas próprias equipes de eSports. Confundindo a linha entre as bases de fãs no campeonato brasileiro. Imagine torcer para o seu time favorito e depois ver as mesmas cores representadas em uma partida de League of Legends!

E os próprios atletas? São gamers, investidores, desfocando aquela velha divisão entre “atleta” e “nerd”.

Pioneiros brasileiros no eSports

Times de futebol como Corinthians, Santos e Flamengo enxergaram o potencial desde cedo. Eles têm divisões dedicadas aos esports, competindo em jogos como Free Fire, Counter-Strike, League of Legends e muitos mais.

Isso significa que você pode vestir a camisa do seu time com orgulho. Esteja no estádio ou na frente de uma tela!

Dominância do Corinthians nos esports

O Corinthians não só criou um time de eSports. Eles construíram uma máquina digital. São campeões e receberam prêmios esports Brasil em vários jogos, incluindo o Free Fire. Onde estão entre os melhores times do mundo. 

Prova que a excelência nos clubes de futebol pode se traduzir surpreendentemente bem na arena virtual. Além disso, até os fãs mais tradicionais têm que admitir: o Corinthians está arrebentando no mundo dos eSports.

Influência global do esports

E não é só no Brasil! Internacionalmente, clubes de futebol como Paris Saint-Germain, Manchester City. Estão montando times profissionais de eSports.

Imagine a intensidade de um Real Madrid contra o Barcelona. Agora pense nessa mesma energia num embate de League of Legends. E de explodir a cabeça, não é mesmo Riot Games?

Isso estabelece os esports como mais uma arena esportiva com novos desafios e oportunidades para eSports no Brasil. Estamos falando para aquelas rivalidades clássicas se confrontarem.

A velha guarda vs. A nova onda

Jogador de jogos eletrônicos comemora vitória (Imagem por Freepik)

Claro, nem tudo é só alegria e crossovers. Alguns fãs de esportes da velha escola zombam da ideia de esports como competição ‘real’ e o atleta tradicional. Eles se preocupam com crianças em telas, não brincando ao ar livre.

E há o debate das Olimpíadas. Os atletas de joystick e times famosos de FPS, MOBA, Battle Royale algum dia estarão ao lado de corredores e nadadores nos jogos olímpicos?

No entanto, com a evolução dos jogos eletrônicos, especialmente entre as gerações mais jovens, essa tensão também é uma oportunidade de prática esportiva. O mundo dos esportes tem que se adaptar a competição.

Esports é esportes? O debate continua

Nem todo mundo no mundo esportivo vê os eSports da mesma maneira. Enquanto alguns prontamente os acolhem como uma nova forma de competição, outros questionam se eles realmente se encaixam na definição de “esporte”.

“O componente físico é essencial para os esportes”, argumenta o Dr. Mark Griffiths, “Os eSports não possuem essa fisicalidade direta.”

Outros veem isso de maneira diferente. Fernanda Lobato, pesquisadora de eSports, rebate.

“A habilidade mental, o treinamento, a dedicação… isso reflete aspectos dos esportes. O campo de jogo pode ser diferente, mas o espírito de competição é o mesmo.”

Como os esportes e os eSports podem crescer juntos

A jogada estratégica não é vista como uma batalha. Mas como uma parceira em potencial de prática esportiva eletrônica.

Imagine shows do intervalo com competição digital de eSports. Ou atletas profissionais se enfrentando em seus jogos favoritos para caridade.

Os estádios poderiam sediar os dois tipos de eventos, e os fãs? Temos espaço em nossos corações para mais de um tipo de rivalidade.

Conclusão

Prepare-se, porque o cenário esportivo está evoluindo. Os eSports não estão substituindo o futebol ou o basquete, mas estão exigindo um lugar à mesa.

Seja você old-school ou um gamer convicto. O mais emocionante é o potencial: a mistura de habilidade, o rugido da torcida, as rivalidades… o futuro de ser fã pode ser tanto físico quanto digital.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias