SAÚDE

SES firma parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros Militar para prevenção à dengue

Durante a reunião foram propostas estratégias em que os alunos possam ser agentes multiplicadores de informações

(imagem: reprodução)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) expande as ações de prevenção à dengue e outras arboviroses, com a parceira da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Um trabalho conjunto sobre as ações foi o tema da reunião, nesta quinta-feira (15), entre o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e os representantes da Seduc e do CBMMA, na SES. 

“Seguindo as orientações do governador Carlos Grandão, nós realizamos mais uma reunião para monitoramento do cenário epidemiológico da dengue aqui no Maranhão. Nós já instalamos a Sala de Situação, e nossa conversa hoje foi para que possamos chegar nas escolas para conscientizando os nossos alunos, e que tanto os da rede estadual como dos municípios possam ser multiplicadores das informações. Cerca de 75% dos focos estão dentro das nossas casas, por isso, o momento é importantíssimo para parcerias com outros órgãos”, disse o titular da SES, Tiago Fernandes.

Durante a reunião foram propostas estratégias em que os alunos possam ser agentes multiplicadores de informações. Para isso, ficou o indicativo da realização de palestras, distribuição de material educativo e um Dia D de Combate à Dengue na rede estadual de Educação, bem como a orientação junto às escolas municipais do Maranhão para ações semelhantes. 

“É muito importante para nós essa parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Saúde para que possamos transformar realmente esses alunos e toda a nossa rede em vetores de informação. Assim, podemos combater o mosquito da dengue e diminuir os casos”, frisou a gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, Stéfanny Duarte.

“Por meio dos Colégios Militares 2 de Julho, vamos somar esforços com a Secretaria de Estado da Saúde, cumprindo a determinação do Governador Carlos Brandão no combate ao mosquito Aedes aegypti. Para isso, nós precisamos agir preventivamente, eliminando todos os espaços que são criadores desse mosquito. E uma boa estratégia é utilizar os nossos 18 mil alunos para que recebam orientações e levem essas informações para os seus lares e para a vizinhança. Assim, que se multiplique ao máximo possível as orientações, para as pessoas evitarem a má utilização de recipientes com água que possam servir de criadores do mosquito. E se fizermos isso, nós iremos mitigar os efeitos”, ponderou o Comandante-Geral do CBMMA, Cel. Célio Roberto.

Participaram ainda da reunião a secretaria adjunta de Ensino da Seduc, Nádya Dutra, o Cel. Wellington Lima, o major Bruno Gonçalves e o Maj. Francisco Glaydson; a secretaria adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos; a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos; a coordenadora do Departamento de Epidemiologia da SES, Monique Maia e o coordenador Estadual do Programa de Controle das Arboviroses, Jorge Moraes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias