Rádio Educadora FM inicia transmissão em fase de teste
Emissora da Arquidiocese de São Luís do Maranhão passa a funcionar na frequência modular (FM) 88.3 Mhz
A Rádio Educadora, emissora da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, iniciou a fase de teste de sua transmissão na Frequência Modulada (FM). Após migração, a rádio religiosa passa a ocupar a frequência 88.3 Mhz no dial.
Com a mudança, além da qualidade na sintonia do sinal, a Rádio Educadora inicia uma nova fase de concorrência, necessária para a adequação aos novos tempos do rádio. O que deve acompanhar uma mudança na linguagem e na programação.
O anúncio foi dado pelo padre Gutemberg Feitosa, da diretoria da Rádio.
“Para a direção, equipe, ouvintes e apoiadores, é um momento histórico da migração da rádio do povo de Deus, do AM para o FM, é razão de alegria! Deus tem abençoado esta rádio, por intercessão de São José de Ribamar, pai da Providência e nós chegamos neste momento de realizar a migração”, disse Padre Gutemberg.
Padre Gutemberg ainda reforçou que a transmissão inicia em caráter experimental, de teste e ajustes, porém, em breve, estarão em pleno funcionamento. E reforçou a importância do momento histórico.
“Mesmo em fase de teste já é a Educadora FM, já é uma grande alegria, já é uma vitória de Deus em nossas vidas. Para bem servir o povo de Deus da Arquidiocese e do Maranhão”, confirmou.
E concluiu sua fala com o novo slogan da Rádio: “Rádio Educadora, FM católica, a primeira da faixa e no coração do ouvinte”.
Síntese do processo de transição
O processo de transição foi anunciado pelo então ministro das comunicações, Paulo Bernardo, no dia 17 de outubro de 2013 e o decreto da transição, no dia 7 de novembro do mesmo ano, data que marca o Dia do Radialista. Porém, apenas em 2015, dois anos depois, foram anunciados, pelo Governo, os critérios de migração, ou seja, os critérios de adaptação das outorgas, incluindo os valores a serem pagos com a mudança de faixa. Estes valores levaram em consideração o número de habitantes dos municípios onde as emissoras atuam.
A mudança implicou a troca de transmissores, antenas e equipamentos auxiliares. Por todas estas fases a Rádio Educadora precisou passar. Agora, já com a parte técnica instrumental adiantada, a emissora deve avançarnos ajustes necessários para sua operação.
fonte: Arquidiocese de São Luís