Paulo Avelar é empossado oficialmente no cargo de procurador de justiça
Ele foi promovido pelo Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão MPMA no dia 18 de dezembro passado
Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (31), o Colégio de Procuradores de Justiça empossou oficialmente o novo integrante do órgão, Paulo Silvestre Avelar Silva, que foi promovido pelo Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão MPMA no dia 18 de dezembro passado. A sessão, presidida pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, contou com a participação de membros e servidores da instituição, familiares e convidados do empossado.
A cerimônia teve início com o ingresso do novo procurador de justiça na sala do colegiado, acompanhado pelos procuradores de justiça Carlos Avelar e Sandra Elouf, respectivamente, irmão e esposa do empossado. Em seguida, Paulo Avelar prestou o juramento. Logo após, a secretária do Colégio de Procuradores de Justiça, Mariléa Campos dos Santos Costa, fez a leitura do termo de posse.
Os atos protocolares tiveram seguimento com a assinatura do termo de posse pelo novo membro do colegiado e pelo procurador-geral de justiça, que também entregou a medalha Celso Magalhães a Paulo Avelar.
Pronunciamentos
Os pronunciamentos foram iniciados pelo presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Carlos Augusto Soares, que saudou o empossado pela longa e respeitável trajetória de trabalho na instituição. “É muito significativa para o Ministério Público a sua chegada à segunda instância para o fortalecimento e a unidade da própria instituição”, destacou.
Falando em nome do Colégio de Procuradores, o procurador de justiça Carlos Avelar citou preceito bíblico, inserido no livro de Eclesiastes (“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”), para lembrar que a promoção de Paulo Avelar vem no momento certo e que irá contribuir com o Ministério Público do Maranhão; lembrou da origem humilde da família em Cururupu e dos esforços empreendidos pelos pais para garantir a educação dos nove filhos. “Eles nos ensinaram os rudimentos elementares da fé cristã, da probidade, da sinceridade, da fidelidade e da aliança. Você alcançou, apesar de todas as dificuldades, os seus objetivos. Sou muito grato a Deus por tê-lo como irmão, companheiro de jornada e colega de Ministério Público”.
Carlos Avelar finalizou dando as boas-vindas e disse que o Colégio de Procuradores ganhou um “valoroso membro”.
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, também cumprimentou Paulo Avelar pela promoção ao cargo de procurador de justiça e colocou-se à disposição para colaborar com a sua atuação na nova etapa da carreira ministerial.
Agradecimentos
Depois de agradecer todas as manifestações em sua homenagem e acolhida do Colégio de Procuradores de Justiça do Maranhão, Paulo Avelar lembrou de sua trajetória na instituição, onde iniciou suas atividades em 1990, tendo passado por diversas comarcas do interior até chegar à capital em 1994. Ressaltou o longo tempo dedicado à Promotoria de Defesa da Educação, onde empreendeu ações de destaque, como educação de qualidade, escola digna, transporte e merenda escolar, entre outras.
“Embora fosse um ideal, nunca tive a assaz urgência em chegar à segunda instância. Chego ao cargo de procurador de justiça com a tranquilidade de que este era o tempo oportuno. Esta conquista, assim como tantas outras que obtive, é mais um desafio. E sei que estou preparado para enfrentá-lo, com o apoio dos meus colegas procuradores e, principalmente da minha mulher e do meu irmão que já fazem parte deste honroso colegiado”, enfatizou.
Paulo Avelar finalizou seu discurso agradecendo a família, os amigos, os colegas e servidores do Ministério Público e ressaltou que o seu gabinete estará de portas abertas a todos os cidadãos maranhenses.
fonte: MPMA