Chamas

Incêndios deixaram marcas em vários pontos comerciais de São Luís em 2023

Na última quinta-feira (22), lojas da Rua 7 de Setembro, no Centro da Capital foram consumidas pelas chamas.

Reprodução

O Corpo de Bombeiros está investigando a origem de incêndio que atingiu quatro estabelecimentos comerciais na Rua Sete de Setembro, Centro de São Luís, na noite da última quinta-feira (22). Uma perícia deve ser feita para descobrir a origem do fogo. A corporação levou 4 horas para controlar o incêndio, e em seguida, implementar a operação de rescaldo. O fogo iniciou por volta das 19h30 e o trabalho para contê-lo entrou pela madrugada, e continuou na manhã de sexta-feira, dia 23.

Segundo o CBMMA, durante o fogo, parte do telhado de uma das lojas desabou. Moradores e vizinhos tentaram ajudar, mas muito material foi perdido. Embora tenha havido grande propagação de fogo, não houve feridos, apenas danos materiais Para evitar acidentes, a área foi isolada pelos bombeiros.

De acordo com o coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, o trabalho de rescaldo é importante para eliminar qualquer possibilidade de reemissão. A suspeita é de que tenha ocorrido algum fenômeno elétrico.

Outros incêndios em estabelecimentos comerciais em 2023

Em agosto do ano passado, três estabelecimentos pegaram fogo na rua São Pantaleão, no Centro de São Luís. Não houve feridos. Uma equipe do CBMMA foi acionada e conteve as chamas, que se espalharam para os imóveis nos arredores. O fogo destruiu completamente uma loja de assistência técnica de celulares.

No bairro Cidade Operária, duas lojas de acessórios e assistência técnica de celulares pegaram fogo na noite do dia 20 de junho. Ninguém ficou ferido. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), o teto de uma das lojas desabou e houve perda total. No outro estabelecimento, parte dos produtos foram retirados antes do fogo cobrir a área. Uma residência situada nos fundos do local também teve parte do telhado de um quarto comprometido pelas chamas. Tudo foi controlado pelos bombeiros. No dia 7 de março, duas pessoas morreram vítimas de um incêndio iniciado nas salas de cinema do Rio Anil Shopping, além de várias pessoas feridas.

No dia 29 de março, um bar localizado na Avenida Litorânea foi consumido por um incêndio. O incêndio foi prontamente controlado pelo Batalhão de Bombeiros Marítimo, que utilizou extintores. Em seguida, uma equipe da 1ªCIEBM reforçou o atendimento. Houve apenas danos materiais.

O que fazer caso esteja em situação de incêndio?

Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. No caso do incêndio ocorrido na última quinta-feira, não houve feridos, e a suspeita é de que tenha havido alguma pane elétrica.

Nesse período chuvoso a atenção deve ser redobrada quanto à energia elétrica. A Equatorial Maranhão divulgou um material orientando a população sobre cuidados com energia elétrica no período chuvoso, uma vez que é comum a incidência de descargas atmosféricas, além do acúmulo da água da chuva que pode ocasionar alagamentos em casas e ruas, aumentando o risco de choques elétricos.

O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, alerta para a necessidade de redobrar os cuidados dentro e fora de casa.

“Se tratando de energia elétrica, os riscos são maiores no período chuvoso, já que a água conduz energia elétrica, o que eleva os riscos de acidentes. Caso a chuva cause inundação na residência, atingindo o nível próximo das tomadas, é preciso desligar o disjuntor imediatamente para evitar acidentes e chamar um profissional qualificado para fazer a revisão das instalações antes de ligar novamente os disjuntores. Não devemos utilizar equipamentos elétricos molhados ou em locais inundados, ou mesmo estando com o corpo molhado, pois estas situações aumentam o risco de choque elétrico”, orientou Gabriel.

Durante o período chuvoso, também é essencial se manter vigilante aos possíveis danos nas redes elétricas. Se observar algum cabo ao solo, não se aproxime e nem toque em pessoas ou tos que estejam em contato com a rede elétrica. Se possível, isole o local e informe à Equatorial Maranhão por meio da Central 116, detalhando o local com ponto de referência para facilitar a localização. Já em casos de acidentes com energia, acione também o Corpo de Bombeiros, pelo 193 e chame uma ambulância, pelo 192.

Orientações de segurança da Equatorial para o período chuvoso

Em caso de tempestades com raios e trovões, retire das tomadas os equipamentos;

Lembre-se também de não realizar nenhum tipo de manutenção ou instalação elétrica nos momentos de fortes chuvas, adie para um momento melhor;

Observe se há goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia.

O que fazer em caso de incêndio?

Identifique a situação; Retire as pessoas do local. Caso seja prédio, a evacuação deve ser pelas escadas;

Chame os bombeiros pelo 193;

Desligue a energia elétrica e o gás;

Aguarde os bombeiros e tente fornecer as seguintes informações: Se há vítimas e onde estão;

Aponte os melhores acessos para a região;

Informe o local exato da emergência;

A provável causa do incêndio.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias