Cultura popular

Documentário “Tambores do Maranhão” será exibido nesta sexta-feira (23) no CCVM

Na ocasião, também será lançado o Acervo Tambores do Maranhão/Paulo Cesar Soares, composto pelas gravações originais realizadas para o documentário.

Humberto de Maracanã (Foto: Divulgação)

A inegável diversidade rítmica da cultura popular maranhense é o fio condutor do documentário Tambores do Maranhão, do cineasta paulista Paulo Cesar Soares. O projeto do filme teve início no ano de 1996, a partir de uma pesquisa sobre as manifestações culturais do estado, quando foram realizadas entrevistas com mestres e mestras de cultura, historiadores, folcloristas, pesquisadores, tocadores, brincantes, compositores, lideranças religiosas e outros personagens da riquíssima tradição musical maranhense.

Danças e sons como o Bumba Meu Boi, o Tambor de Crioula, a Dança do Congo, a Dança da Mangaba, o Lelê, entre outros, foram registradas destacando os traços mais significativos desses costumes e como influenciam a rotina das comunidades onde se originaram.

O documentário, premiado como Melhor Vídeo Nacional no 22º Festival Guarnicê de Cinevídeo, será exibido no Centro Cultural Vale Maranhão no dia 23 de fevereiro, às 19h, com a presença do diretor Paulo Cesar Soares. Na ocasião, também será lançado o Acervo Tambores do Maranhão/Paulo Cesar Soares, composto pelas gravações originais realizadas para o documentário. São 67 registros de apresentações de expressões populares, além de entrevistas de mestres, mestras e lideranças afro-religiosas da cultura maranhense, como Apolônio Melônio, Humberto de Maracanã, Mestre Felipe, Dona Teté, Pai Euclides e outros.

“A diversidade rítmica do Brasil sempre me impressionou muito, daí o meu desejo de registrar essa miscigenação brasileira, essa transmissão de cultura através da dança e da música que acontecem nessas comunidades. O acervo tem essa característica histórica, de preservação, de resgate das mudanças ocorridas. É importante que esse conteúdo chegue a pesquisadores, jornalistas, estudiosos e à população em geral, e, claro, aos grupos que foram registrados naquela época. São para o Maranhão e para o Brasil”, conta Paulo Cesar.

O acervo ficará sob a guarda do CCVM, e será disponibilizado ao público mediante solicitação.

“Desde a abertura do CCVM, temos feito esforços para registrar e catalogar as expressões populares do Maranhão, por meio das nossas programações. Hoje contamos com um acervo de vídeos, que é rica fonte de pesquisa, disponibilizado gratuitamente em nosso canal do Youtube. O acervo de Paulo Soares enriquece substancialmente essa coleção. Expressões e nomes importantes para a cultura popular do estado foram registrados pelo cineasta e agora poderão ser acessados por mais pessoas. Ficamos muito felizes com essa grande contribuição!”, afirma o diretor do Centro Cultural Vale Maranhão, Gabriel Gutierrez.

A exibição do documentário seguida do lançamento do acervo será aberta ao público, gratuitamente. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias