Formatura

Brandão entrega diplomas de conclusão do ensino médio e cursos profissionalizantes para 665 estudantes do Iema

A cerimônia de formatura reuniu alunos das unidades Iema Bacelar Portela, Itaqui Bacanga, São Luís – Centro e Gonçalves Dias.

Reprodução

Mais 665 estudantes maranhenses concluíram o ensino médio e técnico e foram diplomados na noite da segunda-feira (20). A solenidade de formatura reuniu 19 turmas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) durante solenidade realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

O governador Carlos Brandão participou da cerimônia e ressaltou a importância da formação para os jovens maranhenses.

A cerimônia de formatura reuniu alunos das unidades Iema Bacelar Portela, Itaqui Bacanga, São Luís – Centro e Gonçalves Dias, que participaram de uma programação especial que contou com a entrega de diplomas, discursos e apresentações culturais. Também participam da solenidade o vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão; a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz; familiares dos estudantes, professores e demais autoridades.

Durante a formatura o governador Carlos Brandão destacou o diferencial os Iemas na formação dos jovens maranhenses. “O Iema é uma escola de excelência e tem apresentado os melhores resultados no Ideb do nosso estado. Hoje, é um dia de muita alegria para os alunos, pais e professores. Além de concluírem o ensino médio, os alunos também concluíram o ensino profissionalizante e estão saindo aptos a ocuparem espaço no mercado de trabalho. Esse é o diferencial dos nossos Iemas”, disse.

O governador Carlos Brandão falou ainda da expansão dos Iemas. “Nós temos 34 Iemas em funcionamento e vamos inaugurar mais 15 unidades, totalizando 49 Iemas em todo o Maranhão. Isso vai garantir oportunidades para que mais jovens do nosso estado possam ter acesso a ensino e formação profissional de qualidade”, assinalou o governador Carlos Brandão.

O vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, mencionou que ainda esta semana se formam mais 400 estudantes do Iema Anil. “Ou seja, são 1000 estudantes se formando no nosso estado apenas esta semana no ensino integral com formação profissional. Agora, eles estão aptos para já ingressarem no mercado de trabalho ou seguirem para o ensino superior. Parabenizo a todos os nossos estudantes e professores”, ressaltou.

Capacitação profissional

Além dos alunos que concluíram o ensino médio, a formatura também reuniu alunos de cursos técnicos, incluindo eletromecânica, eletrotécnica, informática para internet, mecânica, soldagem, edificações, eletroeletrônica, portos, eventos, guia de turismo, produção de áudio e vídeo, serviços jurídicos, serviços públicos, enfermagem, estética, nutrição e dietética.

A diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz, também falou da importância da formatura para os alunos. “Hoje, foi um momento muito importante para os nossos formandos do Iema. São mais de 600 estudantes recebendo seus diplomas. São estudantes de 37 cursos técnicos. Além disso, temos diversos outros resultados positivos no Prouni, SiSU e Uema com mais de 400 aprovações para o ensino superior. Este é um momento de muita alegria e muita felicidade”, comentou.

Momento gratificante

Para os formandos, receber o diploma representa uma conquista e o reconhecimento pelo seu esforço e dedicação. “Foram três anos muito gratificantes no Iema, de muita luta, de muito crescimento. Ao Iemas são uma escola de muita qualidade. A gente tem realmente uma formação diferenciada”, disse Adriely Vitória.

Já para Niquison da Silva Lindoso, o modelo dos Iemas que integra ensino médio e formação profissional é um diferencial importante na formação dos estudantes. “Graças ao Iema eu pude fazer o curso técnico em Portos, que é um dos cursos que tem ganhado mais visibilidades nos últimos anos. E é muito importante para quem está no ensino médio poder ter esse tipo de conhecimento e formação, pois assim a gente chega mais preparado no mercado de trabalho”, observou.

Sobre o Iema

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) foi criado em 2015 com o propósito de expandir a oferta de educação profissional, científica e tecnológica no Maranhão. A instituição hoje é composta por 34 Iemas Plenos, 26 Iemas Vocacionais e 2 Iemas Bilíngues. O plano de expansão prevê a implementação de mais 15 novos Iemas Plenos em 2024.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias